Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governo do Estado, de acordo com o Diário Oficial da última terça-feira, decretou ponto facultativo para os dias 28 e 29 de março, quinta-feira e sexta-feira, respectivamente. A Prefeitura de Palmas, da mesma forma, também determinou facultativo o ponto nestes dois dias.

Em todo o Brasil, desde o último domingo (de Ramos) são celebrados os eventos religiosos referentes à Semana Santa. Para o Brasil – considerado país católico, a sexta-feira da Paixão (dia 29, este ano) é firmada como feriado nacional. Tradicionalmente, todos os anos a quinta-feira santa, que antecede o dia da Paixão de Cristo, vem sendo declarado ponto facultativo no serviço público e privado.

Por parte da iniciativa privada, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) informou que o comércio não funcionará na sexta-feira, 29 e no domingo, 31 (domingo de páscoa), estando autorizados a funcionar nestes dias somente supermercados e lojas em shoppings. A entidade, no entanto, não confirmou ponto facultativo na quinta-feira.

Cabe ressaltar que o excesso de feriados e pontos facultativos tem sido uma constante nas reclamações de comerciantes e empresários do Estado. Para eles, as datas que necessitam passar de portas fechadas prejudicam seus negócios e trazem prejuízos. Na última semana, o Dia da Autonomia do Estado, celebrado na segunda-feira, 18, teve seu feriado impossibilitado, à pedido das entidades representativas da categoria.