Estado

O Conselho Superior da Defensoria Pública reúne-se nesta sexta-feira, 5, a partir das 9h, em caráter extraordinário para dar posse a nova corregedora geral. A defensora Pública de Classe Especial Estellamaris Postal foi eleita por unanimidade, em sessão realizada no último dia 21 de março, para a gestão 2013/2015.

Perfil

Estellamaris Postal é defensora pública do Estado do Tocantins há mais de 15 anos e, durante este tempo, atuou em várias áreas, patrocinando a defesa de pessoas que não dispõem de recursos financeiros para constituir um advogado.

Ela nasceu na cidade de Getúlio Vargas, no estado do Rio Grande do Sul. É graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil. Estellamaris ingressou na Defensoria Pública do Tocantins em 1992, através de concurso público e efetivou-se na carreira em 1994. Foi classificada em 2º lugar na lista de antiguidade, sendo promovida à Classe Especial da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em 6 de setembro de 2005 e nomeada Defensora Pública Geral do Tocantins em 28 de dezembro de 2006, tendo tomado posse no dia 24 de janeiro de 2007.

Entre as atividades assumidas ao longo da carreira, Estellamaris exerceu o cargo de Diretora da Defensoria Pública, de Chefe de Gabinete e de Corregedora Interina. Fez parte do Conselho Penitenciário do Estado em 2005 e já foi vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Juriídicas - ABMCJ. Em 2008, Estellamaris Postal foi reconduzida ao cargo de Defensora Pública Geral para o biênio 2009/2010. Foi Subdefensora Pública Geral, no biênio 2011/2013.

Atualmente, além de suas funções como Defensora Pública de Classe Especial perante o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, presta serviços junto ao Ministério da Justiça, através de Acordo de Cooperação firmado entre a Defensoria Pública e o Ministério da Justiça. (Ascom Defensoria Pública)