Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em reunião extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Tocantins, na manhã desta sexta-feira, 5, foi empossada no cargo de Corregedora Geral, a defensora pública de Classe Especial Estellamaris Postal, para o biênio 2013/2015.

Durante o discurso de posse, Estellamaris Postal ressaltou que fará o melhor possível durante o mandato, destacou as funções inerentes da Corregedoria e já firmou compromissos com o Conselho Superior. “Quero trazer relatório mensal ou bimestral para o Colegiado, no intuito de dar conhecimento dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos. Desejo também contar com a experiência dos colegas que passaram pela Corregedoria para que juntos possamos desenvolver um trabalho excelente”, finalizou, agradecendo a todos pela confiança e unanimidade pela sua escolha para assumir o cargo.

Estellamaris Postal assume a vaga após a saída do defensor público de classe especial José Marcos Mussulini, que assumiu a Defensoria Pública em Brasília. Na solenidade, Mussulini falou sobre a admiração e coragem da empossada em assumir o novo desafio.

O defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, ressaltou o trabalho realizado nos mandatos anteriores das últimas corregedoras. Destacou que anteriormente a estrutura do órgão era pouca, mas que todas as dirigentes enfrentaram a missão brilhantemente. Parabenizou a nova Corregedora pela história de conquistas, vitórias e experiências ao longo de mais de uma década de trabalho na Defensoria Pública do Tocantins, e desejou sucesso na nova gestão.

Estiveram presentes na sessão extraordinária os conselheiros Alexandre Augustus Elias El Zayek, vice-presidente e subdefensor público geral, Neuton Jardim dos Santos, Fábio Monteiro dos Santos, Rubismark Saraiva Martins e Arthur Luiz Pádua Marques, Conselheiro Suplente. Presente, ainda, Murilo da Costa Machado, Presidente da ADPETO.

Perfil

Estellamaris Postal é Defensora Pública do Estado do Tocantins há mais de 15 anos e, durante este tempo, atuou em várias áreas, patrocinando a defesa de pessoas que não dispõem de recursos financeiros para constituir um advogado.  Nasceu na cidade de Getúlio Vargas, no estado do Rio Grande do Sul. É graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil. Estellamaris ingressou na Defensoria Pública do Tocantins em 1992, através de concurso público e efetivou-se na carreira em 1994. Foi classificada em 2º lugar na lista de antiguidade, sendo promovida à Classe Especial da Defensoria Pública do Estado do Tocantins em 6 de setembro de 2005 e nomeada Defensora Pública Geral do Tocantins em 28 de dezembro de 2006, tendo tomado posse no dia 24 de janeiro de 2007.

Entre as atividades assumidas ao longo da carreira, Estellamaris exerceu o cargo de Diretora da Defensoria Pública, de Chefe de Gabinete e de Corregedora Interina. Fez parte do Conselho Penitenciário do Estado em 2005 e já foi vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Juriídicas  - ABMCJ. Em 2008, Estellamaris Postal foi reconduzida ao cargo de Defensora Pública Geral para o biênio 2009/2010. Foi Subdefensora Pública Geral, no biênio 2011/2013.

Atualmente, além de suas funções como Defensora Pública de Classe Especial perante o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, presta serviços junto ao Ministério da Justiça, através de Acordo de Cooperação firmado entre a Defensoria Pública e o Ministério da Justiça.