Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 Neste ultimo final de semana, 6 e 7, o partido dos trabalhadores realizou Encontros Macrorregionais em Gurupi e Dianópolis com a participação de filados de mais de 30 Municípios das regiões sul e sudeste do Tocantins. O PT finalizou o ciclo de Encontros Macrorregionais no interior do Estado e se prepara para a realização de um evento em Palmas, nos próximos dias 12, 13 e 14 de abril, com a participação massiva de representantes do partido dos 138 Municípios aonde existem diretórios municipais do PT, que visa debater e apresentar a posição do partido sobre a conjuntura política do Tocantins para 2014.

Os Encontros Macrorregionais são espaços de debate entre a base do partido e a Direção Estadual, realizadas duas vezes por ano em nove Municípios do Tocantins. O Presidente Estadual do PT Donizeti Nogueira aponta que a organização destes encontros para debater a conjuntura nacional, estadual e local com a militância “para o PT é muito singular, é preciso que nós tenhamos um partido com sintonia muito fina entre a direção e a base do partido” disse Nogueira. O Deputado Estadual, José Roberto, também pontuou a importância desses encontros para o fortalecimento e unidade do partido para o projeto político que está em construção.

O ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão destacou que o PT fez uma revolução social, produtiva e econômica no Brasil ressaltando que este é o momento de uma unidade de discussão e pensamento em torno da construção de um modelo de governo com mais oportunidade e menos desigualdade “é nisso que nos estamos focados e esta unidade que hoje representa o partido dos trabalhadores é a garantia de um amanhã melhor” ressaltou Mourão.

Doutor Nicolau reafirmou a redução das desigualdades e, a gestão voltada para assegurar a garantia de uma vida melhor para as pessoas em situação de vulnerabilidade, como principal avanço do Governo Federal para o povo brasileiro. E ressaltou como fundamental para a redução das desigualdades no Tocantins o incentivo a organização dos pequenos agricultores em cooperativas, para que unidos se tornem uma grande unidade produtora, garantindo lucratividade e permanecia dessas famílias no campo com dignidade.

Encontro Macrorregional de Gurupi

 Durante o encontro do PT em Gurupi realizado no último sábado, 6, no Salão Paroquial do Município o Coordenador da Macrorregião sul, Vereador Cabo Carlos, afirmou que estas reuniões são importantes, pois, desta maneira o partido pode construir um novo projeto para o Tocantins de forma participativa com os militantes.  Participaram do evento membros de diretórios municipais, movimentos sociais, sindicatos e de petista com mandato em exercício como o Presidente da Câmara Municipal de Gurupi Vereador Cabo Carlos, Deputado José Roberto, o Prefeito de Aliança Zé Pequi, bem como, vereadores e vice-prefeitos da região.

Encontro Macrorregional em Dianópolis

 No domingo, 7, o Partido dos Trabalhadores realizou encontro das macrorregionais sudeste no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dianópolis. Durante o debate sobre conjuntura local o ex-prefeito de Dianópolis, José Salomão, ressaltou que a região sudeste em razão da baixa densidade eleitoral, conta com cerca de 80 mil eleitores, recebe pouco apoio dos Deputados no envio de recursos para promover o desenvolvimento local. Salomão ressaltou a importância dos moradores da região em eleger represente da região de Dianópolis, para que desta forma, possam ser disponibilizados mais recursos para o investimento em políticas públicas específicas para a região.

O encontro contou com a participação do Vereador Tuca de Dianópolis, Vereador de Almas Edson Gomes, do ex-prefeito de Dianópolis José Salomão, do Vereador Itamar de Chapada de Natividade, do ex-prefeito de Conceição Professor Afonso, do Ex- Prefeito de Rio da Conceição Admar, membros de diretórios municipais do PT, movimentos sociais e sindicatos.

E também participaram representantes de 18 Municípios que compõe as Macrorregiões de Dianópolis e Arraias, entre eles, Almas, Chapada da Natividade, Dianópolis, Natividade, Novo Jardim, Porto Alegre do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Rio da Conceição, Taipas, Arraias, Aurora, Combinado, Conceição do Tocantins, Novo Alegre, Palmeirópolis, Paranã, São Salvador, Taguatinga. (Ascom PT)