Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Íris Silva

No final de semana, os alunos do projeto de fotografia - “Sob nova luz: retratos da minha cultura”, desenvolvido pela Miraceti em parceria com AASJN – Associação Ação Social Jesus de Nazaré, participaram das primeiras aulas dos quatros módulos que serão ministradas por renomados profissionais da área. 

Neste primeiro módulo, que aconteceu de 5 a 7 de abril, em Miracema Tocantins, os beneficiados conheceram mais sobre a história da fotografia de retrato, metodologia utilizada e praticaram o que aprenderam na teoria.

Durante dois meses, os alunos do projeto terão a oportunidade de pesquisar, conhecer e registrar a história da cultura regional, como personagens, manifestações culturais e sua importância, questões sobre arte, artesanato, tradição e novas tecnologias. Além de conhecer a história da fotografia de retrato, composição e edição, tratamento de imagens e técnicas de iluminação. 

Para os profissionais responsáveis pelo projeto no Tocantins, o historiador e fotografo João Mendes Neto, e os fotógrafos Catherine Krulik e Sidney Salú dos Santos, o acesso às técnicas e ao conhecimento prático obtido nas oficinas permitirá aos jovens a produção de retratos sobre as pessoas e suas produções artísticas, possibilitando transformar o olhar como elemento de reflexão crítica, de afetividade dos lugares, propiciando a construção da identidade local sob uma nova luz. 

Para a aluna Elizabete Borges, o curso é muito rico e é uma oportunidade de aprender mais sobre o mundo da fotografia, resgatando a cultura miracemense. “Se fosse para eu custear um curso dessa dimensão eu não teria condições, mas a AASJN está dando esta oportunidade para os jovens da cidade a aprenderem algo que venha beneficiar toda a família, pois essa atividade poderá tornar uma profissão e, além disso, buscaremos resgatar a história de Miracema descobrindo assim, o quanto somos ricos culturalmente”.

Sob nova luz: retratos da minha cultura

O projeto “Sob nova luz: retratos da minha cultura”, desenvolvido pela Miraceti em parceria com a AASJN é patrocinado pela Investco S.A. e Enerpeixe, com apoio do Instituto EDP e parceria da AASJN e Arquidiocese de Miracema. O projeto ainda será realizado em parceria com outras entidades nos municípios de Brejinho de Nazaré, Peixe e Porto Nacional. Em Miracema, funcionará no prédio da Arquidiocese da cidade, que é parceira da AASJN, local que funciona o projeto de ISDJJB - Integração Social Dom João José Burke.