Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Marcando os cem dias de gestão do prefeito Carlos Amastha, a Prefeitura de Palmas e a Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) inauguram a sede própria da Unidade de Saúde da Família (USF) Taquari, nesta quinta-feira, dia 11, às 17h30, na Avenida T LO-05, na Quadra T 31, APM 23 e 24.

Ao lado do novo prédio, a comunidade receberá ainda uma Academia ao Ar Livre, com 12 aparelhos de exercício de baixo impacto como incentivo à promoção de atividades físicas e redução do sedentarismo entre idosos e população ativa do setor.

"Estamos entregando à população uma estrutura  planejadada para oferecer à população do Taquari o atendimento de mais qualidade”, explica o secretário Balestra. Segundo o diretor de Atenção à Saúde, Alessandro Pantoja, a estrutura da nova USF Taquari está sendo entregue conforme os padrões do Ministério da Saúde, que privilegiam espaços mais amplos e onde os profissionais vão encontrar mais conforto e seguro.

Estrutura

Para o responsável pelo projeto da nova sede, o arquiteto da Semus, Alexandre Paixão, as instalações foram pensadas para garantir acessibilidade e segurança, desde na escolha de revestimentos que permitem completa higienização. "São detalhes importantes para a prevenção de infecções hospitalares”, esclarece.

A nova sede tem salas exclusivas para reidratação oral, três consultórios médicos, três consultórios odontológicos individualizados, três consultórios de enfermagem e sala para pequenos procedimentos.

Tendo sido planejada para abrigar simultaneamente três Equipes saúde da Família (ESF). Após a inauguração, duas ESF e uma equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), com 11 agentes comunitários, atenderão no local.

Serviços

Serão oferecidos na USF Taquari todos os procedimentos básicos de saúde para cerca de 14 mil pacientes cadastrados na área de abrangência da unidade, que compreende toda a população do Jardim Taquari.

Na nova sede serão oferecidos os seguintes serviços: consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, procedimentos de curativos e retirada de pontos, nebulização, vacinação, pré-natal, consultas dos programas de saúde do homem, de saúde da criança, de saúde do adolescente, de saúde do idoso, acompanhamento de hipertensos e diabéticos, exames preventivos de câncer do colo de útero, entre outros.