Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Um público formado por músicos, compositores,  escritores e apreciadores da música de Braguinha Barroso compareceu ao lançamento de seu terceiro CD na noite do último sábado, 12, em show no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes em Palmas. Intitulado “Cafuné, na Batida, na Levada do Catirandê”, o disco conta com canções autorais e parcerias numa mistura de ritmos em que o mais presente é Catirandê, criado pelo artista e que remete às tradições das comunidades quilombolas do Tocantins como a suça e a jiquitaia, além de um samba e uma música romântica. “É um trabalho bem eclético”, afirmou o artista.

A apresentação, que durou cerca de uma hora, contou com algumas intervenções de velhos parceiros de Braguinha que foram, de improviso, chamados ao palco, como Genésio Tocantins e o cantor, compositor e instrumentista Jade. “Genésio é meu velho parceiro também de aventuras pelos festivais do Brasil, e Jade, um mestre que  se mudou de Palmas para João Pessoa mas continua presente com sua obra”, afirmou Barroso ao convidar os dois para o palco. Um dos momentos mais marcantes do show foi a interpretação por Braguinha e Genésio da música “Rezador”, quando o público interagiu e, com palmas, entrou na cadência da música fazendo uma percussão inusitada.

O projeto foi contemplado com o prêmio Dalva Braga 2011 de apoio à produção musical do Edital da Cultura/2011 o que, de acordo com Braguinha, foi fundamental para a concretização do CD. “Sem o apoio do Governo do Estado através da Secretaria da Cultura e Fundação Cultural, não seria possível a realização desse trabalho”, afirmou o artista nos agradecimentos. Logo após a apresentação, Braguinha Barroso autografou o CD que foi distribuído a todos os presentes.