Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Semana Nacional de Museus que anualmente acontece com o objetivo de valorizar e promover as instituições que preservam a cultura e a história de todo o país, tem sua comemoração marcada para o Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio, com visitas guiadas por museólogos e historiadores ao Museu Histórico do Tocantins (Palacinho) e ao Memorial Coluna Prestes, recebendo caravanas de diversas escolas, públicas e privadas, além da população em geral, das 8 às 17 horas, com entrada franca.

A semana está em sua 21ª edição, e este ano tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), faz parte de uma agenda dedicada à sustentabilidade, destacando a importância desses espaços nesse cenário. O tema é um lembrete de que os espaços podem, sim, contribuir para o bem-estar das pessoas, no que diz respeito à promoção da educação, saúde mental e até mesmo a sensibilização em relação as questões que envolvem o meio ambiente.

Museu Palacinho

Com uma estrutura feita em madeira de jatobá, o Museu Histórico do Tocantins, conhecido popularmente como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, além de ter sido o primeiro edifício construído na capital, Palmas. No museu, o visitante aprende sobre o mais jovem estado da federação, com exibições de textos, fotografias e objetos que contam um pouco sobre sua história. Além disso, na parte externa, é possível visitar a primeira capela de Palmas, construída em 1989, assim como a própria estrutura do museu, e contemplar uma vista belíssima da cidade, cercado pela presença da natureza que rodeia as instalações. O Palacinho ainda conta com biblioteca e sala multimídia. 

Memorial Coluna Prestes

Inaugurado em 2001, como o próprio nome já sugere, o museu relembra a passagem da Coluna Prestes pela região, entre os anos 20 e 30, trazendo imagens, objetos e documentos para exibição. A estrutura que abriga o memorial foi uma das obras assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, famoso por trabalhos como os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Congresso Nacional e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília. Na parte externa, também podem ser visitadas a escultura em bronze, Cavaleiro da Luz, e o Monumento aos 18 do Forte, assinados pelo artista plástico Maurício Bentes. Em sua estrutura, o Memorial Coluna Prestes também conta com o Teatro de Bolso, um espaço para peças, pequenos shows e apresentações.