Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde publicou no Diário Oficial do Estado n º2.237, de 18 de abril de 2013, editais para processo de seleção em quatro cursos. No total são mais de 140 vagas para discentes e 10 vagas para facilitadores dos cursos.

Os editais podem ser acessados no site www.diariooficial.to.gov.br, (nas páginas 60 a 70 do diário) ou no site da Sesau: www.saude.to.gov.br. As inscrições já se encontram em aberto e vão até o dia 30 de abril. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e demais formulários necessários disponíveis nos anexos dos editais e enviar para o e-mail: csdgvps@gmail.com. No campo assunto o interessado deverá colocar: “Inscrição – (nome do curso de interesse)”.

Cursos

O primeiro curso é sobre o Processo de seleção para Instrutores do Curso de Operacionalização de Unidades Sentinelas no âmbito do Programa de Vigilância em Saúde de População Exposta a Poluentes Atmosféricos – VIGIAR (Edital/Sesau nº35, de 15 de abril de 2013).

O objetivo do curso é capacitar os técnicos municipais de saúde, visando à implantação e operacionalização de Unidades Sentinelas da área de vigilância de populações expostas a poluentes atmosféricos para a identificação, notificação e monitoramento dos casos de Asma, Bronquite e Infecções Respiratórias Agudas (IRA’s).

Serão ofertadas 60 (sessenta) vagas para discentes, em 3 (três) turmas em datas distintas. Além de duas (02) vagas, destinadas a compor o quadro de instrutor/facilitador.

A inscrição desse processo será exclusivamente realizada no NEP núcleo de Educação Permanente do Departamento de Vigilância e Proteção à Saúde (Anexo I), situado no endereço: Quadra 104 Norte, Av. LO 02, Lote 30, Edifício Lauro Knop, 5º Andar, das 13h às 18h horas do dia 15 a 30 de abril de 2013.

2. Processo de seleção para Instrutores do Curso de Epidemiologia e sua Aplicabilidade na Saúde Pública (Edital/Sesau nº36, de 15 de abril de 2013).

O objetivo geral é capacitar os profissionais de saúde da Diretoria de Vigilância e Proteção à Saúde em abordagem da vigilância epidemiológica, com a utilização de métodos e técnicas estatísticas para a avaliação de riscos e de associações causais, relativos ao processo saúde-doença.

Para este curso será ofertado 35 (trinta e cinco) vagas para discentes, em uma única turma. Além de mais 03 (três) vagas, destinadas a compor o quadro de instrutores/facilitadores.

3. Processo de seleção para Instrutores do Curso Básico de Investigação de Surto e Resposta às Emergências em Saúde Pública (Edital/Sesau nº37, de 15 de abril de 2013).

Capacitar profissionais de saúde para investigação epidemiológica de surtos e emergências em saúde pública, ampliar a participação das unidades de saúde; melhorar a coleta de dados; aperfeiçoar a investigação de surtos e auxiliar na melhoria dos mecanismos de divulgação das informações das investigações.

O curso terá caráter presencial, sendo que serão ofertadas 34 (trinta e quatro) vagas para discentes que concluíram o módulo l, que foi realizado em novembro de 2011. Além disse, será ofertado o total de 04 (quatro) vagas, destinadas a compor o quadro de instrutores/facilitadores.
4. Processo de seleção para Instrutores do Curso Básico em Análise e Interpretação de Dados Epidemiológicos (Edital/Sesau nº38, de 15 de abril de 2013).

O objetivo é qualificar os profissionais de saúde dos NHE – Núcleos Hospitalares de Epidemiologia e do CIEVS – Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde/SESAU/TO, em abordagens analíticas e interpretativas de dados de internação hospitalar de interesse epidemiológico, aliada à qualidade dos sistemas de informação  para subsidiar o desempenho das funções gestoras na solução dos problemas de saúde.

O curso terá caráter presencial, sendo que serão ofertadas dezoito (18) vagas para discentes, em uma única turma, e uma (01) destinada a compor o quadro de instrutores/facilitadores.