Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada estadual Solange Duailibe (PT) requereu em regime de urgência e preferência, providências emergenciais para atendimento médico dos indígenas da região do Bico do Papagaio. O requerimento, destinado ao Secretário Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, foi apresentado na sessão plenária desta quinta-feira, 25, em Araguatins.

Solange destacou que indígenas de Tocantinópolis e Itaguatins estão enfrentando sérios problemas na área da saúde. “Nas aldeias faltam médicos e remédios, as famílias indígenas estão sem nenhuma assistência adequada, índios já foram diagnosticados com calazar e diversas crianças com viroses variadas”, descreve.

Precariedade

A petista denuncia que relatos dos índios dão conta de que o posto de saúde foi encontrado fechado, não há remédios a mais de quatro meses e os profissionais de saúde só comparecem duas vezes por mês, além da estrutura física não apresentar condições de funcionamento.

“De acordo com o cacique da aldeia, José Eduardo Dias Pereira Apinajé, além dos índios da Aldeia São José, o posto serve para atender também mais sete aldeias circunvizinhas, cerca de 900 apinajés e não tem funcionado a contento”, ressalta. 

Segundo Solange, o Ministério da Saúde tem o dever de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população indígena. “É preciso reduzir as enfermidades, controlar as doenças endêmicas e parasitárias e melhorar a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida de todos, sem distinção”, conclui a parlamentar. (Assessoria de Imprensa)