Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o fim do período de chuvas no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuaria do Tocantins – Adapec comunica aos produtores rurais das regiões de várzes tropicais nos municípios de Dueré, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia que a janela de plantio da soja está autorizada desde esta última quarta-feira dia 1º de maio.

Segundo o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal, Luís Henrique Michelin, este período denominado “janela de plantio” ocorre entre os dias 1º e 31 de maio e é somente autorizado para esta região. “O Tocantins possui esta particularidade no plantio de soja, durante a entressafra, na região das Várzeas Tropicais, onde existe comprovação científica que não há proliferação da Ferrugem Asiática, principal praga que acomete esta cultura”.

Vale ressaltar que toda a soja plantada neste período só pode ser utilizada para pesquisa ou para a produção de sementes. O plantio nesta região só é possível, graças a uma excepcionalidade das condições climáticas e territoriais das várzeas tropicais tocantinenses, encontradas nos municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Dueré e Formoso do Araguaia.

“É importante destacar que o plantio de soja continua proibido nas demais regiões do Estado. Caso o produtor seja pego plantando soja fora do prazo ele poderá ser notificado, multado e até mesmo ter seu imóvel interditado”, ressalta Michelin.

Em 2012, nas Várzeas Tropicias, durante o período de entressafra foram plantados 36.365 hectares de soja, nos municípios contemplados por estas condições. Segundo a Adapec, a expectativa é repetir em 2013 a mesma área de plantio do ano anterior.

A Adapec solicita que os produtores informem aos escritórios da Agência destes municípios a área ser plantada.