Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

Com o objetivo de mostrar que o uso de tecnologias de precisão no cultivo das lavouras é ferramenta essencial para a qualidade e produtividade, a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária – de 2013 abordará o tema “Novas Tecnologias de Agricultura de Precisão”. A palestra será ministrada na sexta-feira, dia 10, a partir das 15h, no Auditório Sustentabilidade, localizado no Pavilhão Institucional. A Feira, com o tema “Pecuária com Tecnologia e Sustentabilidade”, começa nesta terça, dia 07 e segue até sábado, dia 11, no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO -050. 

A agricultura de precisão é uma forma de gerenciamento agrícola que parte de informações precisas e decisões exatas. É uma maneira de gerir um campo produtivo metro a metro, levando em conta o fato de que cada pedaço da fazenda tem propriedades diferentes. O principal conceito é aplicar os insumos no local correto, no momento adequado, com as quantidades necessárias à produção agrícola, para áreas cada vez menores e mais homogêneas, tanto quanto a tecnologia e os custos envolvidos o permitam.

De acordo com o palestrante e engenheiro agrônomo Leonardo de Moura Borges, na palestra a ser ministrada durante a Agrotins será explicada a importância do uso desta tecnologia. “Mostraremos principalmente como o uso de calcário, gesso e fertilizante na medida certa, no tempo certo, além de procedimentos de combates a doenças, pode aumentar e melhorar a produtividade”, disse.

Moura lembra ainda que para obter um perfil correto do solo para o plantio é preciso um levantamento geral, onde são definidas e aplicadas as tecnologias e procedimentos. Toda a técnica visa otimizar os sistemas agrícolas, com enfoque no manejo das diferenças produtivas e dos fatores envolvidos na produção.  “A intenção é possibilitar um ganho de custo/benefício gerando uma economia para o produtor”, argumentou. (Ascom Seagro)