Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Cena do espetáculo - O romance do Vaqueiro Benedito Cena do espetáculo - O romance do Vaqueiro Benedito

Com mais de 27 anos de história, o Grupo Mamulengo Presepada chega ao Estado para apresentar em praças e escolas, o espetáculo “O Romance do Vaqueiro Benedito”. Serão quatro cidades no Tocantins contempladas: Natividade, Porto Nacional, Palmas e Taquaruçu.

Nesta segunda-feira, os estudantes da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, já puderam conferir o espetáculo. À tarde, a partir das 16 horas, tem mais uma apresentação na mesma escola. O grupo fica no Tocantins até quinta-feira.

O Romance do Vaqueiro Benedito 


O espetáculo conta a história de Benedito, de Margarida, que está grávida, e do boi Estrela, que fogem da fazenda do capitão João Redondo. Chegando à cidade, buscam abrigo entre a população. O capitão os persegue e a todos que se põem em seu caminho. Surge, então, a Cobra Grande e outros bichos para protegê-los. A criança nasce entre lutas e celebrações. Interatividade com a plateia, música e muita interação com o público, como convém uma boa brincadeira de mamulengo. A peça tem duração de aproximadamente 50 minutos e é composta por cinco integrantes, coordenada pelo brincante mamulengueiro, Chico Simões.

Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são clássicos da cultura popular e trazem parentesco próximo com os personagens da Commedia Dell`Arte; Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou Lá Hoje e Briguelinha. Outros já são bem brasileiros, como Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vêm Janeiro Vai. A inspiração para os personagens também vem da mitologia, como o Alma da Defunta Sem Vergonha, Zé Lusbel e Jaraguá. Outros são animais simbólicos como a cobra grande Carpina, o Bumba-meu-boi Estrela, o urubu Limpa Mundo e o passarinho Boa Nova.

Chico Simões


Chico Simões é mamulengueiro, educador comunitário, ator, mágico, palhaço e ventríloquo. Desde 1983 viaja pelo mundo convivendo e aprendendo com mestres de várias tradições culturais. Seu grupo, o Mamulengo Presepada, começou a atuar em Brasília em 1985. Chico ganhou diversos prêmios, entre eles: Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura para pesquisar na Europa as origens das tradições do teatro popular brasileiro. Em 2009 Foi “Visit scholar” na Universidade de Berkeley – Califórnia – USA.

Apresentações


Segunda-feira - 06/05
Palmas 
Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros
Setor Taquari – 16h

Terça-feira – 07/05 
Taquaruçu
Escola Municipal Crispim Pereira Alencar – 09h
Canto das Artes – 16h

Quarta-feira – 08/05 
Porto Nacional
Escola Estadual Custódia da Silva Pedreira – 08h 
Centro das Crianças Drª Heloisa Lotufo Manzano – 17h30

Quinta-feira – 09/05 
Natividade 
Escola Estadual Joaquim Lima Suarte – 09h
Escola Nossa Senhora de Fátima – 14h