Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para os moradores de cidades de médio e grande porte, frequentar cinema é um lazer corriqueiro. Mas para quem vive em municípios menores, muitas vezes distantes dos grandes centros, assistir um filme na sala escura pode ser uma grande novidade. Com o objetivo de levar cultura e divertimento para esses locais, entre março e agosto, acontece a 4ª edição do Cinemóvel - Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere. Nesta quarta e quinta-feira (8 e 9 de maio), o caminhão cinema estará na Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária,  onde apresenta oito sessões (veja programação abaixo).

Ao todo, até 30 de agosto, o projeto vai passar por serão 32 cidades, de cinco estados - Bahia, Piauí, Tocantins, Goiás e São Paulo – a se beneficiar com o projeto que oferece entretenimento de qualidade. A sala escura é equipada com telona de 120 polegadas, ar condicionado, sistema de som especial, 30 confortáveis poltronas e dois espaços para cadeirantes. Ao todo, serão realizadas 350 sessões gratuitas, com a oferta de 10,5 mil lugares.

Os filmes selecionados para a edição 2013 são Peixonauta 6 – Desvendamos as Pistas, Cocoricó Conta Clássicos, Rio, o filme(apesar de não ser nacional, aborda temática do país e é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha),Lixo Extraordinário, O Homem do Futuro, O menino da Porteira, O Bem Amado, Reis e Ratos e Tropa de Elite 2.

Na quarta edição, o projeto vai chegar a novos destinos. No Tocantins, por exemplo, todos os municípios visitados estão recebendo o projeto pela primeira vez. Outro diferencial é o perfil das cidades escolhidas. A grande maioria é de pequeno porte e não oferece opções variadas de atrações culturais e artísticas.

“Com a Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere estamos oferecendo mais do que uma opção de lazer; estamos proporcionando acesso à nossa cultura para uma parcela dos brasileiros que dificilmente terá  isso de outra forma”, afirma o coordenador do projeto, Armando Appel. 

Nas três edições anteriores, a Mostra Itinerante de Filmes Nacionais John Deere passou por 116 cidades de cinco estados (SP, MG, GO, SC e RS), com a realização de 1.189 sessões gratuitas, que reuniram mais de 32 mil espectadores.

O projeto, aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, é patrocinado pela Fundação John Deere, com realização do Ministério da Cultura e produção da Magma Cultura. O Cinemóvel é apoiado pelas Prefeituras e Fundações Culturais dos municípios participantes.

Sinopses

Peixonauta 6 – Desvendamos as Pistas(livre)

Um dos grandes sucessos do canal Discovery Kids, a série animada Peixonauta, o agente secreto que vive as mais incríveis aventuras com seus melhores amigos, Marina e Zico, no Parque das Árvores Felizes.  O DVD é dividido em oito episódios: O Caso do Xereta Escondido, O Caso das Folhas Voadoras, O Caso da Grande Chuva, O Caso da Gargalhada, O Caso dos Cachorrinhos, O Caso do Presente da Marina, O Caso das Coisas que Desaparecem< span class="apple-converted-space"> e O Caso dos Três Cantores.

Cocoricó Conta Clássicos (livre)

Júlio, Lilica, Caco, Zazá, Mimosa, Alípio e outros formam a turma do Cocoricó, grupo de personagens do programa infantil da TV Cultura. Juntos, eles interpretam contos famosos da literatura internacional como Rapunzel, A Bela e a Fera, O Corcunda de Notre Dame e A Cigarra e a Formiga, adaptando-os à realidade brasileira.

Rio, o filme(livre)

Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro, mas, capturada na floresta, foi parar nos Estados Unidos. Lá é criada por Linda, com quem tem um forte laço afetivo. Um dia, Túlio entra na vida de ambos. Ornitólogo, ele diz que Blu é o último macho da espécie e deseja que ele acasale com a única fêmea viva, que está no Rio de Janeiro. Linda e Blu partem para a cidade maravilhosa, onde conhecem Jade. Só que ela é um espírito livre e detesta ficar engaiolada, batendo de frente com Blu logo que o conhece. Quando o casal é capturado por uma quadrilha de venda de aves raras, eles precisam unir forças para escapar do cativeiro.

Lixo Extraordinário(livre)

Filmado ao longo de dois anos, o filme acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a re-imaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.

O Homem do Futuro (12 anos)

João/Zero é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos foi humilhado publicamente durante uma festa e perdeu Helena, uma antiga e eterna paixão. Certo dia, uma experiência com um de seus inventos permite que ele faça uma viagem no tempo, retornando para aquela época e podendo interferir no seu destino. Mas, quando ele retorna, descobre que sua vida mudou totalmente e agora precisa encontrar um jeito de alterar essa história, nem que para isso tenha que voltar novamente ao passado. Será que ele conseguirá acertar as coisas?

O Menino da Porteira (12 anos)

Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito, o peão Diogo conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso, ele conhece Rodrigo, um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista, dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais para que que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes, pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico dr. Almeida.

O Bem Amado (12 anos)

O prefeito Odorico Paraguaçu tem como meta prioritária em sua administração na cidade de Sucupira a inauguração de um cemitério. A história passada no início dos anos 60 é narrada por Neco Pedreira, um jovem que se apaixona por Violeta, a filha do prefeito, moça moderna que estuda na capital. Os dois vivem um romance proibido enquanto Odorico sonha em abrir o cemitério municipal. Por falta de defunto, o prefeito nunca consegue realizar sua meta. Odorico arma situações para que alguém morra - inclusive importando um moribundo que não morre e contratando Zeca Diabo, o matador responsável pela morte de seu antecessor.

Reis e Ratos (14 anos)

Depois que um coreto de uma pequena cidade é destruído por uma misteriosa bomba no interior no Rio de Janeiro, uma cantora que seria a principal vítima descobre que o enigmático locutor Hervê Gianini foi o responsável por sua salvação. Porém, o mediúnico funcionário da rádio não fazia ideia de que estaria atrapalhando os planos de desestabilizar o Brasil, arquitetados por Troy Somerset, agente da CIA, e Major Esdras, auxiliados pelo meliante Roni Rato. Tudo isso acontecendo nos dias que antecedem o Golpe Militar de 1964.

Tropa de Elite 2 (16 anos)

Nascimento, agora coronel, foi afastado do Bope por conta de uma mal-sucedida operação. Desta forma, ele vai parar na inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Contudo, ele descobre que o sistema que tanto combate é mais podre do que imagina e que o buraco é bem mais embaixo. Seus problemas só aumentam, porque o filho Rafael tornou-se adolescente, Rosane não é mais sua esposa e seu arqui-inimigo Fraga ocupa posição de destaque no seio de sua família.