Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde o dia 6 de maio a Polícia Federal disponibiliza mais 7 horas de atendimento no serviço de passaporte. O horário extraordinário começa às 7h da manhã e termina às 19 horas, de maneira ininterrupta. A excepcionalidade do tempo estendido segue até o dia 7 de junho, depois volta ao normal – 12h às 19h.

Com essa medida a PF pretende dar vazão à demanda pelo documento que tende a crescer no período que precede as férias. Hoje a PF do Tocantins atende todo o Estado em dois postos, Araguaína e Palmas. Além da demanda local, cidadãos do interior do Pará, Mato Grosso, Goiás e Bahia vêm fazer o passaporte aqui.

Criou-se uma nova modalidade de “turismo”. Eles normalmente agendam para comparecer ao posto da Delemig na sexta-feira e continuam na cidade no fim de semana para irem aos centros de compra, cinema, serviços de gastronomia, galerias de artesanatos.

O posto da Delegacia de Imigração de Palmas continua no Aeroporto. Para maiores informações, disque 194. O serviço de atendimento a estrangeiros não muda, permanece das 12h às 18h. Não há mudanças no posto de Araguaína.

Passo-a-passo

Para obter o passaporte é necessário seguir algumas etapas.

1 – Acessar o sítio da PF na internet: www.dpf.gov.br e clicar em “requerer passaporte”;

2 – Preencher a ficha com os dados pessoais;

3 – Agendar dia e horário de atendimento no posto da Delemig-Aeroporto-Palmas(ou Araguaína)-Tocantins;

4 – Pagar a GRU (antes de ir ao posto da PF);

5 – Comparecer no dia e horário marcado para conferêcia dos dados (documentos originais), colher dados biométricos, foto...;

6 – Retornar para pegar o documento a partir do dia combinado para o retorno. O passaporte é confeccionado na Casa da Moeda, no Rio de Janeiro.