Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Heber Fidelis

Foi realizada nesta quinta-feira, (9/5), no Fórum da Comarca de Paraíso do Tocantins, município polo da região do Vale do Araguaia, a quinta Reunião Regionalizada, uma das ações previstas no Programa de Gestão 2013/2015 da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente. Ela foi recebida por magistrados de três comarcas e os servidores do Foro de Paraíso.

A presidente ouviu as demandas apresentadas pelos magistrados, debateu temas como a digitalização dos processos físicos, o e-Proc, o quadro de servidores dos cartórios, recebeu sugestões e discutiu pontos do Programa de Gestão. Participaram do encontro os juízes Esmar Custódio Vêncio Filho, diretor do Foro de Paraíso, a juíza Gisele Pereira Veronezi, o juiz Adolfo Amaro Mendes e o juiz Ricardo Ferreira Leite, todos de Paraíso; a juíza Deborah Wajngarten, da Comarca de Pium; e o juiz Willian Trigilio da Silva, da Comarca de Araguacema. O diretor geral do TJTO, Flávio Leali Ribeiro, o diretor judiciário, Francisco de Assis Sobrinho, e a diretora de infraestrutura e obras, Rosane Mesquita, também participaram do encontro.

“Com esta quinta reunião regionalizada já podemos dizer, sem medo de errar, que esse método de diálogo franco e aberto com os magistrados, quando podemos debater as demandas e ao mesmo tempo expor os nossos projetos, tem se mostrando muito eficiente e produzido grandes ideias de operacionalização do nosso Plano de Gestão”, analisou com entusiasmo a desembargadora Ângela Prudente.

Apoio ao 1o. Grau

A Comarca de Paraíso do Tocantins está recebendo nesta semana a visita técnica do Núcleo de Apoio às Comarcas, o Nacom. E, antes mesmo de começar a reunião, os juízes já trocavam impressões sobre o bom trabalho realizado pela equipe, que nesta quinta, ao receberem a visita da desembargadora Ângela Prudente, já ultrapassava a casa dos 3 mil atos judiciais praticados. A equipe permanece na cidade até a tarde desta sexta-feira, quando o relatório final deve ser finalizado.

A juíza Deborah Wajngarten, da Comarca de Pium, considera como extremamente positiva a iniciativa da presidente Ângela Prudente de providenciar o apoio direto ao 1o. Grau do judiciário, e elogiou os trabalhos do Nacom. Ela disse ainda que “a postura da presidência em percorrer as diferentes regiões do Estado permite um compartilhamento de experiências que é enriquecedor”. 

O juiz Adolfo Amaro Mendes, que responde pela Vara Cível de Paraíso, considera que “ao coletar a opinião de magistrados e servidores de diferentes regiões a desembargadora Ângela Prudente consegue ter uma plena noção dos problemas e amplia o leque de possibilidades para que as soluções sejam encontradas, ao dividir com outros colegas magistrados esta tarefa.”

e-Proc e digitalização dos processos físicos

Muito entusiasmado com o encontro, o juiz Willian Trigilio da Silva, aproveitou para levar sua sugestão à presidente de que se invista ainda mais na capacitação dos servidores no sistema e-Proc. “Temos uma quantidade de servidores que trabalha no limite, com uma demanda muito alta. O fato dos processos novos estarem entrando desde o ano passado somente por meio eletrônico desafoga o trabalho cartorial, dá mais segurança e celeridade, mas exige também um outro tipo de qualificação, e por isso é fundamental o investimento contínuo no nosso recurso humano”, destacou o magistrado.

Servidores

A desembargadora Ângela Prudente também se reuniu com os servidores do Foro de Paraíso do Tocantins, pontuando algumas diretrizes da sua administração e solicitando o empenho de todos para o cumprimento das metas estabelecidas, adiantando, ainda, que uma série de projetos de valorização do quadro funcional está em gestação, “temos à frente grandes desafios, mas penso que se trabalharmos unidos superaremos as dificuldades e avançaremos em nossa atuação”. 

Transição

Quem também falou aos servidores foi o diretor geral, Flávio Leali, que discorreu sobre os esforços que estão sendo feitos pelo Tribunal de Justiça para garantir todas as conquistas dos servidores, mas também para criar melhores condições de trabalho. Segundo ele, essas melhores condições de trabalho já são vistas com a digitalização da maior parte das rotinas e o investimento que vem sendo feito na capacitação e aperfeiçoamento profissional. Leali adiantou que a diretoria de Gestão de Pessoas em breve estará realizando também uma grande pesquisa interna para conhecer as demandas dos servidores de todas as 42 Comarcas.

O diretor judiciário do TJTO, Francisco de Assis Sobrinho, frisou o momento de transição que o judiciário, passando de uma rotina de tramitação de processos físicos para a virtualização. “Sei o quanto é difícil esse momento de transição, mas tenho plena certeza que estamos criando as bases para um trabalho mais eficaz e eficiente, que ao fim vai significar uma prestação jurisdicional célere”, disse Sobrinho.