Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

10 municípios da região norte do Estado estão sendo mobilizados por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) para a criação do Comitê das bacias dos rios Lontra e Corda. Os técnicos estão visitando os prefeitos, servidores e secretários municipais, usuários de água e sociedade civil dos municípios de Araguaína, Angico, Ananás, Wanderlândia, Riachinho, Babaçulândia, Piraquê, Darcinópolis, Xambioá e Carmolândia.

De acordo com a coordenadora de Apoio a Gestão de Recursos Hídricos da Semades, Gorete Cordeiro, os trabalhos para a criação do Comitê estavam paralisados desde 2010, mas agora o grupo que integra a comissão para a criação da entidade já está na ativa, articulando a mobilização junto à comunidade. “Após a mobilização dos municípios, a comissão vai elaborar o parecer de criação e submeter a apreciação do Conselho Estadual dos Recursos Hídricos. A nossa intenção é que até o final do ano o comitê seja criado”, afirmou Gorete.

O Comitê, segundo a coordenadora, é uma entidade formada por representantes do poder público, usuários de água e sociedade civil que delibera sobre o uso racional da água das bacias. “Com o comitê criado, os municípios podem arrecadar recursos através de projetos voltados para área do meio ambiente e recursos hídricos das bacias”, pontuou.

A mobilização que iniciou nesta semana, segue até o dia 17 de maio. 

Encontro

No dia 8 de maio, a equipe esteve no auditório da Secretaria Estadual da Fazenda no município de Araguaína, para falar sobre a importância de mobilizar a população os municípios a fomentar discussões para a criação e implantação de Comitês de dos rios Lontra, em Araguaína, e Corda, nos municípios de Wanderlândia e Riachinho. Além de Gorete, participaram do encontro o diretor de Apoio a Gestão de Recursos Hídricos da Semades, Murilo Marcolini, o coordenador da comissão Pró-comitê dos Rios Lontra e Corda, Agrest Silveira, e representantes da sociedade civil dos municípios.