Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Gurupi é o terceiro município tocantinense a receber o projeto Cinearte Sarau, que exibe filmes nacionais ao ar livre. A sessão acontecerá no próximo sábado, dia 11, a partir das 20 horas na Praça do Centro Cultural Mauro Cunha, com exibição do filme brasileiro “Tapete Vermelho”, de Luís Alberto Pereira, com Matheus Nachtergaele e Gorete Milagres no elenco.  

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, é parceira do projeto, que está em sua oitava edição e conta com o patrocínio da Petrobras, leva, para praças públicas das cidades visitadas, uma tela de nove metros de altura onde são exibidos filmes nacionais de classificação livre, gratuitamente.  

Neste ano Palmas, Porto Nacional e Gurupi são as cidades tocantinenses que serão contempladas, pela primeira vez, com as atividades do Cinearte Sarau entre os dias 09 e 11 de maio. Esta edição do projeto passará por Tocantins e contemplará, até junho, trinta municípios, de outros cinco estados.  

Como é praxe no projeto Cinearte Sarau, antes das sessões de cinema acontecem apresentações culturais das mais diferentes matizes, sempre incluindo uma atração local - além de oficinas gratuitas para a população e cortejos pelas ruas da cidade, convidando para o evento.  

No Tocantins, o Cinearte Sarau conta com a poesia do espetáculo de teatro de bonecos Mania de Explicação. Baseada no premiado livro de mesmo nome de Adriana Falcão, a peça da Cia. Canguru utiliza técnicas diferentes, como teatro de sombras e animação, para contar a história de uma garotinha que busca explicações para várias palavras que são apresentadas a ela, encantando espectadores de diferentes idades.

Sobre o Cinearte Sarau

O Cinearte Sarau foi criado em 2006 e desde então percorreu, sempre com o patrocínio da Petrobras, cerca de 500 municípios em 19 estados brasileiros, oferecendo gratuitamente uma programação de alta qualidade e atingindo um público aproximado de 250 mil pessoas.  

Como o próprio nome sugere, o projeto idealizado pela Arte Brasil Produção Cultural remete aos antigos saraus, nos quais as pessoas se reuniam para desfrutar de boa música, poesia, arte e literatura. Em um ambiente informal, lúdico e interativo, o público desfruta de exibições de filmes ao ar livre, articuladas com apresentações de grupos teatrais e circenses.

Filme “Tapete Vermelho”

É um filme brasileiro de 2006, do gênero comédia, com roteiro de Rosa Nepomuceno e direção de Luiz Alberto Pereira.

Sinopse

Quinzinho (Matheus Nachtergaele) tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco (Vinícius Miranda), à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisseia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira (Gorete Milagres), que parte a contragosto, e o burro Policarpo.

Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.

Confira a programação completa - Gurupi:

Data: 11 de maio (sábado)

Local: Praça do Centro Cultural Mauro Cunha (Av. Maranhão - entre as ruas 2 e 3)

20 horas - Teatro de bonecos “Mania de Explicação”

21 horas - Exibição do filme “Tapete Vermelho”, de Luís Alberto Pereira