Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Benhur de Souza

Foto: Benhur de Souza

Reforçar o compromisso com a democracia e a cidadania através de proposições relacionadas à melhoria da qualidade da educação, da justiça social, da economia e preservação dos recursos naturais. Este é o objetivo que move os 24 alunos do Parlamento Jovem Tocantinense 2013 que a partir desta quarta-feira, 15, estão em visita à Assembleia Legislativa para conhecer o funcionamento da Casa. A iniciativa do Governo do Estado busca incentivar a juventude a se expressar e participar das questões de seu universo e da sociedade.

Os alunos classificados para representar o Parlamento Jovem provêm de escolas integrantes das 13 Diretorias Regionais de Gestão e Formação (DRGF) e se deparam com a oportunidade ímpar de elaborar projetos sobre temas variados de interesse da população, como destaca Cinthya Pereira Dias, da Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira, de Porto Nacional, que prepara projeto na área educacional, visando à melhoria no ensino e aprendizagem.

Com a participação e apresentação de projetos no âmbito do parlamento tocantinense, será selecionado o melhor trabalho para representar o Tocantins no Parlamento Jovem Nacional deste ano, o que constitui um canal para o despertar acerca da importância da participação geral da juventude nas diversas frentes de ação das questões políticas e sociais de seu Estado e do País.

A visita dos alunos parlamentares à Casa de Leis, por ação conjunta da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Assembleia Legislativa (AL), teve início com visita aos gabinetes dos deputados e demais setores da AL. O grupo de estudantes também está tendo a oportunidade de assistir à sessão do dia, comandada pelos deputados estaduais, e participar de palestras.

Para a diretora jurídica da Assembleia Legislaltiva, Cristina Pereira, que coordena o projeto Jovem Parlamentar, “tem sido muito gratificante e motivo de aprendizagem trabalhar com os jovens alunos parlamentares nos projetos, pois eles pesquisam sobre política, educação, meio ambiente e demais assuntos, e têm bastante potencial para contribuir com a vida do Estado e da Nação”, ressalta.

Programação

Na quinta-feira, 16, os jovens participam, às 8h30, de palestra sobre “Educação Fiscal” e, às 10h30, de workshops com os temas “Análise financeira e orçamento” e “Análise de Constitucionalidade”. No período da tarde, às 14h, está previsto o momento mais aguardado, quando participam de sessão solene com os deputados estaduais, para a posse como jovens deputados, ocasião em que receberão certificados.

Idealismo dos jovens

Jurandir Correia Neto, 16 anos, do 3º ano do ensino médio do CEM Oquerlina Torres, de Guaraí, é um dos jovens com propósitos para transformar a realidade dos tocantinenses e brasileiros. Ele deve apresentar nestes dois dias de encontro na AL como jovem parlamentar, projeto de lei discorrendo sobre reciclagem de papel.

“Tenho convicção que esta é uma oportunidade para mim e todos jovens. Precisamos buscar um ensino médio de qualidade, caminho para fortalecer a cidadania e a economia”, enfatiza. No caso de Jurandir e dos demais estudantes parlamentares, os projetos podem se tornar projetos de lei de verdade e serem transformados em lei para o País.

O jovem parlamentar Jurandir, que é também representante tocantinense no Parlamento Jovem do Mercosul, demonstra espírito de integração regional ao dizer que muitas das questões do Brasil são também, por exemplo, comuns no Uruguai e Argentina; e que por isso há a necessidade de se atuar de forma conjunta na superação de tais problemas.

Parlamento Jovem Nacional

Natália Barreto Passos, atual parlamentar do Tocantins no Parlamento Nacional em Brasília, é a responsável por formular a proposta de realização no Tocantins do I Fórum Nacional do Jovem Parlamento, que passa a ser aguardado com bastante expectativa em Palmas, por ocasião da Flit – Feira Literária Internacional do Tocantins, entre o final de junho e início de julho.

Em 2012, ela conviveu por uma semana como jovem parlamentar nas duas casas do Congresso Nacional e confessa que “é um meio simples, mas que se pode fazer da política um espaço para que os jovens participem da vida do estado e do país”.

Conheça os jovens parlamentares 2013

Alisson Vieira da Silva - Gurupi

Brenda Santiago Barbosa Batista - Tocantinópolis

Bruna Ribeiro Pereira - Araguaína

Bruna Soares Coelho - Santa Rita

Cintya Pereira Dias - Porto Nacional

Daniela Galvão da Silva - Taguatinga

Douglas Ferreira Lopes - Porto Nacional

Elias de Sousa Bernardes - Paraíso

Fernanda Araújo Macedo - Gurupi

Fernando Gomes Fonseca - Gurupi

Ian da Costa Mota - Esperantina

Jordana de Sousa Ribeiro - Gurupi

Jurandir Antônio Neto - Guaraí

Larissa Leal Mota - Guaraí

Leudiane Guimarães Machado - Guaraí

Lívia Priscila Salviano - Tocantinópolis

Lorena Rodrigues Costa - Taipas

Luziane do Nascimento Martins - Palmas

Mikéia Araújo Feitosa - Guraí

Mirelle de Souza Neres - Palmas

Paulo Antônio de Oliveira - Guaraí

Raquel da Conceição Barbosa - Tocantinópolis

Taynny Santana Medeiros - Chapada da Areia

Vitor Tavares de Souza - Porto Nacional