Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em sessão solene desta quinta-feira, 16, 24 Jovens Parlamentares do Tocantins tomaram no Plenário da Assembleia Legislativa ((AL), em Palmas. Foram também diplomados Deputados Jovens, e fizeram o juramento oficial de posse. Estivaram presentes na solenidade o Secretário de Estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo Souza, representantes da AL, da Controladoria Geral do Estado e das Diretorias Regionais de Ensino. O projeto é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado e Secretaria da Educação e Cultura.

Na ocasião, eles constituíram a Mesa Diretora do Parlamento Jovem, composta de três membros: Presidente, 1º e 2º Secretários. Posteriormente, iniciaram apresentação e discussões dos temas dos Projetos de Lei, elaborados por eles que abordam assuntos de diversas áreas como educação, meio ambiente e saúde, entres outros. O exercício do mandato ocorrerá por um período de um ano e sessão legislativa de um dia.

O Secretário da Educação ressaltou a qualificação e preparo dos estudantes nesse projeto: “eles vem se preparando com o apoio de nossos professores e o Estado tem destaque de alunos em diversos projetos, como olimpiadas de matemática e português”. Ele também destacou ações do Governo do Estado de valorização à educação, com o sistema de mérito, uma abordagem importante que premia professores e alunos em todo o Estado.

O jovem parlamentar Mikéias Araújo Feitosa, empolgado, disse que foi um momento  de muita honra, “um dos momentos mais importantes da minha vida” , afirmou. O seu Projeto de Lei aborda a Educação para o Trânsito como disciplina complementar.

Segundo Alisson Vieira da Silva, o Projeto Jovem Parlamentar é muito importante porque está investindo no jovem do Tocantins e espera que outros jovens também se interessem em fazer um Projeto, como meio de exercer seu poder transformador. (Ascom Seduc)