Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A cidade de Palmas comemora 24 anos de fundação nesta segunda-feira, 20, com um desfile cívico-militar na Avenida Tocantins, em Taquaralto, promovido pela Prefeitura. O início do evento está previsto para às 18 horas.

 A previsão é que aproximadamente 3 mil pessoas desfilem na Avenida Tocantins. As escolas das redes municipal e estadual estarão representadas no desfile por cerca de 800 alunos. Também participação da celebração o Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Desbravadores, Ordem De Molay e Lions Clube, entre outras instituições.

 A rede municipal de ensino será representada pela ETI Eurídice Ferreira de Mello, encarregada da abertura, trazendo o tema “Palmas, a mais brasileira das capitais”; seguida da ETI Padre Josimo Tavares, com o tema “Diversidade Cultural de Palmas”.

 A Escola Municipal Maria Rosa apresentará o tema “Palmas defende a Educação Integral”. A ETI Santa Bárbara vem com o tema Paz. Na sequência, a ETI Daniel Batista desfila com o tema “Trabalhadores que ajudaram a construir Palmas”. E, encerrando a participação das escolas municipais, a Escola Jorge Amado traz o tema “Palmas, 24 anos de progresso”.

 História

 O desfile cívico-militar vem sendo realizado há cerca de sete anos, resgatando-se assim uma tradição brasileira e oportunizando aos estudantes e à comunidade a prática da cidadania, além de mostrar as belezas desse importante ato cívico que alegra e emociona aos participantes e o público em geral.

 Neste ano o desfile terá como tema “Palmas, a mais brasileira das capitais”. Para representar a brasilidade da Capital, cada escola apresentará um tema relacionado à cultura e costumes das diversas regiões do Brasil.

 Antes da abertura oficial, o prefeito em exercício, Major Negreiros, será recebido pelos comandantes militares. A concentração para o desfile se inicia às 16h40 e começa pelas representações militares, seguidas das escolas e outras instituições. Durante a programação, às 17h30, o prefeito, juntamente com comandantes das corporações, fará a revista às tropas.

 O encerramento do desfile está previsto para às 20 horas. (Secom Palmas)