Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tendo como e tem como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana”, acontece nesta próxima terça-feira (21/05),  a etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades,  sob a coordenação da Prefeitura  de  Gurupi.  O evento começa às 8 horas, no auditório da OAB, localizado na Avenida Mato  Grosso,  sendo aberto ao público. 

De acordo com o prefeito Laurez Moreira (PSB), a Conferência dialogará sobre os avanços e desafios da política de desenvolvimento urbano e tem como objetivo prover a cidade com moradia digna, saneamento, mobilidade e planejamento urbano, além de torná-las solidárias, inclusivas e sustentáveis.

As Conferências das cidades colocam na agenda pública e política questões urbanas que sempre foram preteridas ou tratadas apenas no âmbito local ocupação de risco, saneamento ambiental, regularização fundiária, conflitos fundiários, urbanização de assentamentos precários, acesso à moradia para a população de até 3 salários mínimos e mobilidade urbana, entre outros.

O prefeito Laurez destaca ainda que a  etapa municipal da Conferência das Cidades,  serve de preparação para as etapas estadual e nacional. As Conferências Estaduais devem acontecer entre 1º de julho e 28 de setembro de 2013. 

Reforma Urbana

Morador no Setor Santa Cruz, o  teólogo e escritor João Gomes da Silva, pastor da Igreja Betista de Gurupi,  vê na realização da  Conferência Municipal das Cidades em Gurupi a oportunidade de colocar nas mãos do povo uma discussão que tem escapado aos olhos de nossas comunidades.  “Só assim a produção social do espaço urbano pode assumir a ótica dos cidadãos, nos fazendo avançar na concepção de cidadania. É hora de o conjunto dos movimentos sociais, o conjunto dos empresários e o poder público ativarem a grande esfera de discussão conjunta e apontar a nossa necessária Reforma Urbana, oportunizando a consolidação de uma cidade apontada para o desenvolvimento urbano e social”, afirmou João Gomes

O secretário de Habitação do município, Carlos Barcellos, destaca que a Conferência representa um espaço de democratização da cidade de Gurupi, com melhor ordenamento público, “tendo em vista avançar no projeto de cidade que queremos, necessariamente uma cidade includente e sustentável”. 

De acordo com Barcellos esta Conferência  vai  oportunizar momentos privilegiados de avaliação e definição de prioridades na política de desenvolvimento urbano de Gurupi.

Programação  

Local: Auditório da OAB

Das 8h às 9h- Recepção e Credenciamento

09h00- Sessão solene de abertura

10h00- Apresentação e Aprovação do Regulamento da Conferência

10h45- Apresentação das linhas gerais dos temas da conferência, como subsídios para as discussões nos grupos de trabalho

Tarde

14h00- Continuação das discussões dos grupos de trabalho, conforme os seguintes temas:

I. Participação e controle social no Sistema Nacional de

Desenvolvimento Urbano(SNDU).

II. Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU)

III. Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial

IV. Políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade

Elaboração de relatórios.

16h00- Sessão Plenária

Apresentação e Aprovação dos Relatórios dos Grupos de Trabalho

Eleição dos Delegados à Conferência Estadual

18h00- Encerramento.