Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A única mulher da Câmara Municipal de Palmas, a Vereador Vânia do Aureny III, primeira suplente do Partido Trabalhista Nacional (PTN) tomou posse na manhã desta terça-feira, 21, durante sessão solene, ocupando a vaga do vereador José do Lago Folha, que se licenciou por 121 dias para tratamento médico. Com um histórico de lutas pela região Sul da Capital, Vânia ficou conhecida por atuar no Jardim Aureny III e já pleiteou o cargo de vereador por quatro vezes, conquistando na última eleição 1.272 votos pelo PTN.

Em uma sessão presidida pelo vereador Emerson Coimbra, (PMDB), estiveram presentes o ex-governador Marcelo Miranda; o deputado federal Júnior Coimbra; a deputada Estadual Solange Duailibe; o ex-deputado Estadual Eudoro Pedrosa; a prefeita de Miracema Magna Borba e os vereadores de Miracema Maria Bala e Saulo Milhomem; o Prefeito em exercício de Palmas Major Negreiros, além dos vereadores da Capital Damaso (PR); Gerson da Mil Coisas (PSL); Joel Borges (PMDB); Júnior Geo (PSB); João Campos (PSC); Rogerio Freitas (PMDB); Claudemir Portugal (PPS); Cleiton Cardoso (PSL); Joaquim Maia (PV); Lucio Campelo (PR) e Marilon Barbosa (PTN).

Em seu discurso de posse, Vânia focou nos agradecimentos e citou todos os amigos que contribuíram com a sua trajetória política, se comprometendo continuar com os trabalhos desenvolvidos pelo seu partido. Agradecendo a presença das autoridades, Vânia iniciou o seu discurso exaltando o histórico do ex-governador Marcelo Miranda, por quem deixou claro o respeito pela sua liderança. O senador João Ribeiro também foi lembrado: “o senador João Ribeiro me ligou logo cedo para desejar boa sorte, eu me sinto muito lisonjeada por ter tantos amigos me apoiando nessa trajetória”. Disse Vânia.

Pioneira na Capital, a vereadora, que é da cidade de Nazaré no Bico do Papagaio, disse que chegou ao Aureny III ainda no inicio da construção da cidade, morando no bairro até os dias de hoje. “Quando cheguei ao Aureny, só tinha apenas quatro famílias, me orgulho por ter acompanhado todas as conquistas que chegaram em minha região, mas sei que toda nossa cidade precisa de muitos avanços ainda e farei o que puder, como parlamentar, para contribuir com a construção de uma vida melhor para todos”.

Vânia fez um chamado a todas as mulheres palmenses, lembrando que ela é a primeira mulher a ocupar uma cadeira nesta legislatura. “Peço ao povo de Palmas que acredite mais no potencial feminino, pois temos uma maneira diferente de administrar e necessitamos da confiança dos eleitores”. Vânia encerrou seu pronunciamento afirmando que, durante sua permanência na Câmara, vai lutar pelo fortalecimento da cidadania e respeito ao cidadão.

Marcelo Miranda (PMDB) frisou o empenho político da vereadora e afirmou que se emocionou por ter a oportunidade de falar novamente em um plenário. “Você chega em um momento único para contribuir com a nossa Capital e irá substituir um grande líder, o vereador Folha, e pode contar com o meu apoio”.

A deputada estadual Solange Duailibe (PT), parabenizou a conquista da vereadora Vânia e frisou a importância da presença feminina no parlamento:  “estou torcendo por você e me sinto realizada pela sua conquista, não tenho dúvida de que durante esses quatro meses Palmas terá a oportunidade de conhecer o seu trabalho e na próxima eleição você será reconhecida e eleita com um grande número de votos”, disse a deputada. (Ascom Câmara de Palmas)