Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Cléia Gomes

Foto: Cléia Gomes

As avaliações da Provinha Brasil 2013 começaram a ser aplicadas, no Tocantins, nesta terça-feira (21), e seguem até o próximo dia 24 de maio. No total, serão avaliados 26.480 estudantes do 2º ano do ensino fundamental matriculados em 284 escolas estaduais e 824 unidades de ensino municipais.  

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano das escolas públicas brasileiras. As provas de Língua Portuguesa e Matemática acontecem em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades dentro do período avaliado. 

Os resultados da Provinha Brasil são utilizados para conhecimento e uso da própria rede de ensino, por esse motivo não há divulgação do desempenho das escolas ou das unidades da Federação por parte do Inep. “A intenção do exame não é ranquear, mas ser um instrumento que permite à unidade escolar conhecer o nível real de aprendizagem dos alunos”, explica o técnico da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Romão Neri.   

A novidade este ano é que, por conta das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa, o Inep está desenvolvendo um sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil 2013/1, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada.