Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O segundo dia de palestra da I Semana da Saúde teve um momento voltado para a Saúde do Homem, com o médico especialista em urologia, Mário Sérgio Sanssana, que fez abordagens sobre diversos assuntos, principalmente quando se refere a conscientizá-los sobre o preconceito que a sociedade impôs em relação à saúde e a sexualidade do homem, quando se trata do câncer de próstata.

Segundo Sansssana, o câncer de próstata está em 4º lugar entre os cânceres que mais matam. De acordo com ele, a recomendação geral para fazer os exames de prevenção é a partir dos 40 anos, através dos exames de PSA e o toque retal, que se feito separadamente não diagnosticam com clareza o câncer na próstata.

“Depois de constatada a patologia as formas de tratamento é a retirada da próstata, a radioterapia e a braquiterapia. Os tratamentos podem provocar disfunção erética e incontinência urinária, causando certo desconforto para o homem, mas possuem tratamento”, disse.

Durante a palestra o médico ainda esclareceu diversas dúvidas dos servidores, tais como: que a melhor prevenção para o câncer de próstata é fazer atividade física, cuidar da alimentação, ter lazer e fazer sexo pelo menos 20 vezes ao mês.

A titular da Coordenadoria de Assistência Médica e Social (COMED), Mary Carlos Freire, disse que a palestra “é de grande relevância e tem como objetivo informar aos servidores sobre a importância de que se detectem precocemente as patologias, para que possam se prevenir”.

Já o chefe da Seção de Capacitação (SECAP), Dodi Reis, disse que a palestra “foi muito valiosa e que foram esclarecidas dúvidas, que nós homens não alcançam pelo próprio preconceito em questões ligadas à sexualidade”.

Para o assistente de chefia da Secretaria de Administração e Orçamento, Humberto Suassuna, “além de uma palestra esclarecedora, a ação promove um incentivo ao servidor para cuidar da saúde”.

A palestra se encerrou com sorteio de brindes ofertados pelo Laboratório PHD.

A I Semana da Saúde termina nesta sexta-feira (24), com a seguinte programação:


24/5 – 14h - “Patologias e cuidados da pele”- Dr. Roni Silva.
24/5 – 16h- “Sorriso perfeito e saudável com as novas técnicas odontológicas”- Dr. Amilton Santos.