Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A deputada federal Nilmar Ruiz (PEN) fez uma homenagem à Universidade Federal do Tocantins (UFT), que neste mês de maio completa 10 anos de funcionamento. A homenagem foi feita durante  discurso no plenário da Câmara dos Deputados na manhã desta sexta-feira (24/05).

Nilmar destacou o papel fundamental que a UFT teve no processo de desenvolvimento educacional da população tocantinense e lembrou do trabalho de todos que lutaram pela implantação da universidade. “Eu mesma, como deputada federal, em 2000, vim com essa missão de trabalhar pela Universidade Federal do Tocantins. Um grande movimento de jovens, também no ano 2000, o SOS Universidade do Tocantins, fez com que nós tivéssemos, então, criada a universidade que passou a funcionar no ano de 2003”, lembrou Nilmar.

Nilmar também lembrou, em especial, do trabalho desenvolvido pela Universidade da Maturidade (UMA). “O trabalho que a UMA desenvolve vem fazendo com que nossa velhice seja vivida de uma forma plena, de uma forma atuante e também, no campo de pesquisa, levando conhecimentos que venham a melhorar a qualidade do povo idoso, da parcela da sociedade idosa do nosso Estado do Tocantins”, disse Nilmar.

A parlamentar também fez uma referência ao deputado e hoje Secretário Estadual dos Esportes, Eduardo Gomes, que este ano foi homenageado pelo trabalho que vem fazendo junto a UFT e a Universidade da Maturidade e sua mãe, Gilda Gomes. “Eu quero aqui também homenagear uma pessoa especial para mim, uma pessoa especial para todo o Tocantins, a Gilda Gomes, mãe do deputado Eduardo Gomes. A Gilda, com a sua força, com a sua determinação, com o seu trabalho fez com que a UMA fosse consolidada no nosso Estado do Tocantins. Então na pessoa dela, na pessoa da Professora Neila Osório, eu quero parabenizar a todos que vêm fazendo um trabalho fundamental para o nosso Estado do Tocantins”, disse Nilmar.

A parlamentar destacou o alcance da UFT para o Tocantins. Hoje a universidade possui mais de 15 mil alunos distribuídos em 48 cursos de graduação, que prepara mão de obra especializada para o mercado de trabalho. Além disso, a UFT possui 18 cursos de mestrado e três cursos de doutorado, que formam profissionais não apenas para ocupar as cadeiras da própria instituição, mas também trabalhar em pesquisa, que é fundamental para o desenvolvimento do Estado.

A deputada também parabenizou o trabalho feito pelo reitor da instituição, Márcio Antônio da Silveira, e todos os servidores, professores e alunos que fazem parte da UFT.