Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Termina segunda-feira, 27, o prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação, nesta quinta-feira, 23, 35.467 estudantes do Tocantins já estavam inscritos no processo. No Brasil, são mais de 4,7 milhões de alunos.

 Diante da importância da avaliação como alternativa para o ingresso no ensino superior, os alunos da rede pública de ensino estadual e municipal do Tocantins estão sendo motivados a se inscreverem no exame, que será aplicado em 26 e 27 de outubro. Em todo o estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Departamento de Educação Básica e das 13 Diretorias Regionais de Ensino estão trabalhando junto às escolas da rede pública a adesão dos alunos para o Enem.

 Em visita ao Colégio Militar de Palmas, a equipe de técnicos e educadores da Seduc conversou com os alunos e explicou a importância do Enem para o futuro acadêmico de cada estudante. De acordo com a assessora de Língua Inglesa da Seduc e coordenadora da Secretaria para a área do Enem, Ana Cláudia Turcato, o trabalho de visitas vem resultando em boa motivação para os alunos. “Nós estamos procurando mostrar a eles a importância de poderem ter a oportunidade de chegarem à universidade, já que certa parte deles pode não estar motivada porque não dispõe de informações”. Ou como ela afirma ainda, por se sentir inseguros acabariam não se inscrevendo. E, inclusive diz informar-lhes do prazo para as provas, que é outubro, portanto, contando ainda com espaço de tempo para se preparem melhor, explica Ana Cláudia.

 Como se inscrever

Para se inscrever, o aluno do ensino médio deve recolher taxa de inscrição de R$ 35,00. Contudo, para os que estudam em escolas públicas federais, estaduais e municipais do 3º ano, ou até mesmo do 2º ano que demonstrem interesse em concorrer, ficam isentos do pagamento da taxa, lembra Ana Cláudia. Também podem se inscrever os estudantes que têm acima de 18 anos, mas que não chegaram a concluir o ensino médio. Eles poderiam assim solicitar o certificado.

 Para todos os casos de candidato a concorrer ao Enem é necessário que o aluno apresente no ato da inscrição documento de identidade e comprovante de pessoa física, o CPF. Para mais informações o estudante deve acessar o www. enem.inep.gov.br. (ATN)