Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Prefeitos e prefeitas do Tocantins participam na próxima quarta-feira, 29, de um encontro organizado pelo governo federal, em parceria com o governo do Estado, Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e Prefeitura de Palmas. Participam do evento, a ministra-chefe da Casa Civil, Ideli Salvatti, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O evento será realizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na Capital.

Para o Encontro é esperada a participação de todos os prefeitos do Tocantins, que receberão orientações relativas ao acesso a programas federais voltados para diversas áreas como educação, social, saúde, saneamento básico, habitação e políticas voltadas para a modernização da gestão. Além disso, durante o evento, serão realizados atendimentos individualizados aos gestores, com a participação de técnicos dos ministérios e órgãos federais.

Debate

Com programação diversificada que será oferecida durante todo o dia, o Encontro Estadual com Novos Prefeitos e Prefeitas conta com rodadas de palestras pela manhã e à tarde, onde os ministros e secretários do governo Federal abordarão políticas públicas voltadas para os diversos setores e os caminhos para que os prefeitos consigam acesso a programas federais.

As salas de atendimento individualizado ficarão disponíveis aos gestores a partir das 10h30, com representantes dos Ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Educação, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pesca e Aquicultura, Turismo, Planejamento, Orçamento e Gestão, Integração Nacional, Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Controladoria Geral da União (CGU) e Caixa Econômica Federal (CEF).

Para participar do evento, os gestores devem se inscrever pelo site http://portalfederativo.gov.br

Iniciativa

O Encontro realizado pelo governo federal vai ao encontro da proposta da administração estadual em promover uma gestão próxima aos municípios.

Em dezembro do ano passado, o Governo do Tocantins realizou encontro semelhante com os atuais prefeitos que, à época, estavam na condição de eleitos. Em dois dias de programação, os gestores puderam conhecer a estrutura administrativa do Estado e obtiveram informações sobre as parcerias que podem ser firmadas com o governo estadual.

Neste sentido, o Encontro programado para a próxima quarta-feira é importante para o entrosamento das diversas esferas de governo em busca de melhorias para os tocantinenses. (ATN)