Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

A desburocratização de processo, disponibilização de equipes técnicas para formatação de projetos de captação de recursos para os municípios, além de complemento no repasse do Fundo de Participação dos Municípios, foram alguns dos temas destacados pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na manhã desta quarta-feira, 29, durante o evento que reúne 123 prefeitos, ministros e autoridades federais, estaduais e municipais.

A ministra ressaltou, “vamos desburocratizar e agilizar, sim. Vamos reforçar o apoio na área técnica e estamos monitorando atentamente a evolução do Fundo de Participação dos Municípios, e não tenho dúvida que haverá complemento, sim, em caso de redução de repasse, o que já foi feito em outras ocasiões e, se for necessário, faremos novamente”.

A atuação articulada das representações regionais dos órgãos federais também foi destacada. “Fizemos uma reunião com órgãos federais que possuem sede aqui no Tocantins, para que atuem de forma articulada e que facilitem o acesso dos municípios. Esse encontro culminou com a instituição do Fórum Estadual de Gestores Federais, que articulará as ações do Governo Federal no Estado”, afirmou Ideli.

A ministra, ainda, ressaltou a importância do atendimento individualizado realizado pelas equipes dos ministérios. “Todos os ministérios que possuem programas, convênios ou ações em andamento nos municípios tocantinenses estão aqui para prestar todo atendimento e esclarecimentos, que forem necessários. Essa é a nossa determinação, estar mais próximo de cada gestor”.

Ideli Salvatti recebeu da Associação Tocantinense dos Municípios um pleito destacando necessidades e dificuldades enfrentadas pelos municípios tocantinenses, solicitando, entre outras coisas, a complementação de recursos. “Vamos levar o pleito para Brasília e vamos, sim, estudar para que as medidas necessárias sejam tomadas”. (Secom Palmas)