Polí­tica

Foto: Divulgação

Após o pleno do Tribunal Regional Eleitoral absolver por 4 a2 o ex-governador Siqueira Campos e o vice-João Oliveira o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) autor da ação contra o tucano formalizou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma denúncia contra os juízes José Ribamar Mendes Júnior, João Olinto, Moura Filho e Mauro Ribas que votaram contra a cassação.

Gaguim alega que há vínculo entre os juízes e o governador e que eles estariam beneficiando Siqueira com decisões na corte eleitoral. O ex-governador ingressou com uma Reclamação Disciplinar contra os magistrados.  Gaguim considera os juízes “cúmplices” do governador. João Olintho, inclusive, é pai do secretário estadual de Juventude Olintho Neto e chegou a consultar o plenário no dia do julgamento se estaria impedido de participar da sessão. Já o magistrado José Ribamar foi o relator da Ação.

Os advogados do peemedebista já recorreram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da decisão que absolveu Siqueira e Oliveira além do secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos também acusado na Ação.

A acusação contra Siqueira, Oliveira, Eduardo e ainda o apresentador Vanderlan Gomes é de abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação sob a alegação de que a TV Girassol teria beneficiado a coligação Tocantins Levado a Sério e desequilibrado o pleito.