Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Equilibrar o paisagismo da capital é uma das premissas do Plano Municipal de Arborização que está sendo elaborado pela Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp). O plano está em fase de levantamento do diagnóstico da cidade para que sejam definidas as diretrizes para plantio de espécies adequadas ou transplante de árvores nos casos em que há inadequação.

Estima-se que até o final de junho seja concluído o diagnóstico que avaliará como está a arborização da cidade, quais espécies estão plantadas e se os locais são apropriados. Em seguida, será realizado em julho próximo, um fórum junto à sociedade civil organizada, ONG’s, universidades e afins para que seja definida a minuta do Plano.

De acordo com o diretor de Parques e Jardins da capital, Herbert Nunes, após a redação final, a minuta será discutida com a sociedade em audiências públicas nas Regiões Norte, Sul e Central, além dos Distritos de Taquaruçu e Buritirana.

Jamelão

O Jamelão, espécie que compõe o projeto paisagístico de diversos locais da cidade, inclusive canteiros centrais, foi considerada imprópria para tais áreas, após diagnóstico realizado pela Diretoria de Parques e Jardins.

Segundo o diretor de Parques e Jardins, de fato ela pode oferecer risco aos condutores, pois torna a pista escorregadia em determinados períodos do ano, mas isso ainda está em fase de estudo e caso haja necessidade de manejo, será feito.

“Queremos esclarecer às pessoas quais as espécies e locais em que estas podem ser plantadas, por exemplo, próximo à rede elétrica, calçadas e bancos de praças. Mas, tudo isso será levado ao conhecimento da população e àquelas que estiverem inadequadas poderão vir a ser transplantadas, já que temos regiões impactadas, áreas verdes, praças e parques que podem abrigá-las”, concluiu.