Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Cerca de dois mil cavaleiros e amazonas, 15 comitivas e um público de mais de 20 mil pessoas participaram da tarde desta última sexta-feira, dia 31 de maio, da 18ª Cavalgada, que marca o início da programação da Expo Gurupi - Exposição Agropecuária de Gurupi.

Neste ano o evento completa 41 anos de sucesso e a trajetória da cavalgada foi de 9 km, saindo da chácara Linolândia, saída para Peixe, passando pelas avenidas principais até o Parque de Exposição Antônio Lisboa da Cruz. A cavalgada é considerada um evento cultural e turístico, que mobiliza pessoas não só de Gurupi, mas de municípios circunvizinhos.

As exposições agropecuárias movimentam milhões de reais durante o ano. No Tocantins são realizadas mais de 40 feiras em vários municípios de todas as regiões do Estado. Os eventos são realizados pelos sindicatos rurais de cada cidade e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado. Entre as maiores está a Expo Gurupi, que espera movimentar mais de R$ 38 milhões entre aquisição de equipamentos e leilões.

O encerramento será no dia 09 de junho, com a expectativa que passem pelo Parque de Exposições cerca de 200 mil visitantes. A cavalgada contou com a presença do vice-governador, João Oliveira, representando o governador Siqueira Campos, da senadora e presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, Kátia Abreu, do secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, além de deputados estadual e federal, pecuaristas, agricultores, peões e amazonas.

Agropecuária

De acordo com o secretário Jaime Café, a Expo Gurupi é uma das maiores feiras do Estado, destaque da região Sul, que possui um rebanho de quase dois milhões de cabeças, e uma das principais áreas agrícolas com quase 100 mil hectares. “É uma vitrine para demonstrar aos produtores e a sociedade em geral a evolução das atividades do setor agropecuário”, enfatizou Café, destacando que o apoio do governador Siqueira Campos na realização das feiras é a prova de que ele reconhece a importância do setor produtivo para o desenvolvimento da economia do Estado. “Graças a iniciativas como esta que o agronegócio foi responsável por mais de 99% dos produtos exportados pelo Tocantins em 2012”, frisou.

Programação

A Expo Gurupi conta com 140 estandes onde estão reunidos diversos setores da agropecuária, comércio e serviço.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Mauro Carlesse, os recursos e investimentos de parceiros como a Seagro, são importantes na realização da Feira. “A feira este ano está com uma programação bem diversificada, além dos grandes shows, será realizado a 15ª Exposição Ranqueada da Raça Nelore e a 6ªExposição Ranqueada da Raça Tabapuã.

A programação inclui ainda vaquejada, provas de laço, tambor, e rodeios. Enfim, novidades na área de genética, tecnológica e equipamentos voltados para o setor do agronegócio”, completou.

Segundo Carlesse, os dez dias de festa movimentará a economia da cidade e neste ano oferece a maior programação artística da história da Expo/Gurupi. “Será uma festa que ficará na história da cidade. Dentre eles teremos neste sábado Gian & Giovani, no dia 03, teremos Munhoz e Mariano, e no dia 04, teremos a dupla gospel André e Felipe. A festa será abrilhantada ainda com os shows de César Menotti e Fabiano, Bonde do Forró, Gabriel Gave e Matogrosso e Matias. Será uma festa do nível das maiores exposições do Brasil”, frisou o presidente do Sindicato Rural. (Ascom Seagro)