Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

Como a intenção de promover o slackline na Capital, o Grupo X-Tek, formado por praticantes do esporte, firmou parceria com a Escola Municipal Henrique Talone Pinheiro, localizada na Quadra 210 Sul, para promover demonstrações da modalidade aos alunos da unidade, durante o recreio e aos sábados, no período da manhã.

O slackline é um esporte praticado sobre uma fita esticada na base de duas árvores fortes ou pedras, de forma que o praticante ande sobre a fita com extremo equilíbrio, fazendo com que seu corpo se movimente como um todo, reajustando os músculos.

De acordo com Paulo Ricardo Martins e Guilherme Sforsin, praticantes do esporte e membros do X-Tek, o slackline exige muita concentração, equilíbrio e força nos músculos abdominais e das pernas. Segundo eles, a intenção do grupo é despertar o interesse para a prática do esporte e, assim, criar a associação dos praticantes da modalidade, em expansão na capital.

Escola Aberta

A parceria foi firmada por meio do Programa Escola Aberta, do Ministério da Educação (MEC), e segue a proposta de fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento.

De acordo com informações do MEC, a troca de saberes pode redimensionar os conteúdos pedagógicos, tornando a escola mais inclusiva e competente na sua ação educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e proporcionando oportunidades de promoção e exercício da cidadania.

Grupo X-Tek

O grupo também pode ser visto em apresentações nas praças dos Girassóis e do Bosque, Parque Cesamar e em avenidas da capital.