Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Vinícius

Foto: Marcos Vinícius

Neste sábado, 8, será iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A campanha terminará no dia 21 de junho e é destinada para que crianças de 6 meses a 5 anos garantam um futuro livre da Paralisia Infantil.

Em Palmas o lançamento da Campanha será na Unidade de Saúde da Saúde da Família (USF) 405 Norte, sendo que todas Unidades de Saúde estarão abertas para vacinação, no horário das 08 às 17 horas.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Araújo, a Campanha, que segue até o dia 21 de junho, tem a finalidade de manter a erradicação da Paralisia Infantil no Brasil, que teve o último caso notificado em 1989.

Ainda segundo Juliana, o público alvo são crianças a partir de 6 meses até menores de 05 anos que deverão receber "02 gotinhas" da vacina oral contra poliomielite. Em Palmas, a população a ser vacinada é de 19.635 e a cobertura mínima a ser atingida é de 95%. “Todos os Postos de Vacinação estarão abertos no sábado 8, Dia Nacional de Vacinação, mas continuaremos a Campanha até o dia 21”, afirmou Juliana.

Secretário é o criador do Zé Gotinha

O símbolo das Campanhas de Vacinação no País, o Zé Gotinha, foi criado pelo atual Secretário Municipal Interino de Saúde, Luiz Carlos Borges da Silveira, quando foi Ministro da Saúde, em 1986. Segundo Borges da Silveira, naquele ano havia um surto da Paralisia Infantil no País, principalmente na região Nordeste, e pouca adesão da população às Campanhas de Vacinação, o que levou a ideia de se criar uma personagem que atraísse às pessoas para a vacinação.

“Havia problemas de adesão da população, foi então que surgiu a ideia de criarmos um mascote para a Campanha. Também fizemos um concurso nacional nas escolas públicas de todo País para escolhermos um nome e o vencedor foi o Zé Gotinha”, conta o Secretário, ao ressaltar que a estratégia deu certo principalmente porque chamou atenção das crianças, e com o passar do tempo o Zé Gotinha virou símbolo de vacinação no País.

Para Borges da Silveira, a Campanha Nacional de Vacinação é Fundamental para que o País não volte a ter casos de paralisia infantil. “Foi através da intensificação das campanhas de vacinação e da criação do Zé Gotinha, que conseguimos a adesão da população a vacinação, e a erradicação da doença no País”, frisou o secretário.

Campanha deve imunizar 120 mil crianças no Tocantins

Mais de 500 postos de vacinação em todo o Tocantins estarão disponíveis neste sábado, 8, para atender pais e responsáveis de crianças entre seis meses e cinco anos de idade para imunização contra a paralisia infantil. É o dia D de vacinação contra a poliomielite.

Para a campanha deste ano, o Tocantins dispõe de 250 mil doses para atender à expectativa de vacinação de 124.600 crianças dos 139 municípios do Estado, conforme estipulado pelo Ministério da Saúde.

Só em Palmas, serão 64 pontos de vacinação. Em todo o Estado o total é de 500 postos. O horário de vacinação é das 8h às 17h. A campanha segue até o próximo dia 21 de junho.

Postos de Vacinação em Palmas

- Policlínica 303 Norte

- USF 305 Norte

- USF 307 Norte

- USF 405 Norte

- USF 603 Norte

- Igreja Assembleia de Deus Setor Santo Amaro

- USF 605 Norte

- Igreja Assembleia de Deus 607 Norte

- USF 508 Norte

- USF 404 Norte

- Policlínica 108 Sul

- USF 210 Sul

- USF 403 Sul

- Igreja Presbiteriana 305 Sul

- Escola Municipal Olga Benário - 603 Sul

- USF 712 Sul

- USF 806 Sul

- Base Comunitária 906 Sul

- USF 1004 Sul

- USF 1104 Sul

- USF 1105 Sul

- USF 1106 Sul

- USF 1203 Sul

- USF 1206 Sul

- USF Taquari

- USF Lago Sul

- USF Liberdade - Aureny III

- USF Laurides Lima Milhomem - Aureny III

- Escola Estadual Liberdade - Aureny III

- USF Novo Horizonte - Aureny IV

- USF Alto Bonito - Aureny IV

- USF Aureny I

- Escola Estadual Novo Horizonte - Aureny IV

- USF Aureny II

- USF Santa Bárbara

- USF Setor Sul

- USF Bela Vista

- USF Morada do Sol

- Policlínica de Taquaralto

- USF Nossa Vida

- USF Taquaruçu