Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura de Palmas, através da Secretaria do Desenvolvimento Social realiza nesta quarta-feira, 12, a partir das 8 horas, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Taquaruçu, uma mobilização  do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A temática da mobilização é “Trabalho Infantil e suas consequências”, e será desenvolvida com as crianças, adolescentes e familiares daquele núcleo, através de vídeos/documentos, teatro.

A campanha nacional chama atenção para identificar as ocorrências, o impacto gerado para as crianças e como enfrentar o problema que envolve abuso físico, psicológico, a fim de garantir que essas crianças em situação de risco tenham o acesso à educação.

A abertura do evento terá a apresentação da Banda de Música da Guarda Metropolitana, seguido de panfletagem e apresentação teatral com as crianças e adolescentes que estarão falando sobre as mudanças que o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil- Peticausou em suas vidas, servindo de exemplo para que outras crianças, em situação de risco, busquem pelos seus serviços.  

Segundo a diretora de Proteção Social Especial, Telma Correia de Oliveira, a campanha do dia 12 foi antecedida por várias ações nos principais pontos de Palmas. “Tivemos uma semana repleta de atividades que anteciparam a campanha na prevenção e no combate ao trabalho infantil. Equipes técnicas, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), foram as Feiras cobertas e fizeram todo trabalho de panfletagem e abordagem em veículos chamando atenção para esta demanda que ainda acontece em todo país,” destacou.

A secretária Municipal do Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola Leão Gomes, ressaltou que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulgada em 12 de junho de 2012, anunciaram aumento significativo de crianças no trabalho infantil. “É preocupante saber que o trabalho infantil, na faixa etária de 10 a 13 anos, aumentou no Brasil. Esperamos que através desta mobilização as pessoas se conscientizem de que o trabalho infantil é uma prática ilegal e que os responsáveis, por tais abusos, devem ser punidos, de acordo com o que estabelece a legislação”, enfatizou.