Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP), através do Decreto nº 508 instituiu uma comissão de processo administrativo com a finalidade de apresentar relatório conclusivo acerca da possibilidade de decretação da caducidade da outorga, sob a forma de concessão, para a exploração dos serviços de água e  esgoto no município por parte da empresa Foz/Saneatins, em face de inobservância de procedimento  licitatório, bem como transferência do controle do capital social da  concessionária sem a anuência do poder concedente e outras eventuais irregularidades. O presidente será o secretário de Assuntos Jurídicos, José Roberto Torres Gomes. Os outros membros da comissão são o secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino e o secretário de Infraestrutura Marcílio Ávila.

“Existe a possibilidade de que houve descumprimento no desvio da mudança de controle societário da Saneatins quando a empresa Emza saiu. Há suspeitas de que isso pode ter sido feito fora dos padrões legais”, informou o secretário José Roberto. Ele frisou que o contrato com a Saneatins é de 1995 e que é preciso levantar toda a documentação e ouvir os representantes da empresa sobre o assunto.

No decreto o prefeito diz que será  assegurado à  concessionária o exercício da ampla defesa e do devido processo  legal conforme art. 5°, LV, CF/88.

Para a prefeitura a transferência do controle societário da  concessionária sem prévia autorização do poder concedente é  fator suficiente para ensejar a decretação da caducidade da concessão (art. 27, caput, da Lei 8.987/95).

A comissão poderá solicitar auxílio de servidores de  outras unidades setoriais no desenvolvimento dos trabalhos sob  sua responsabilidade e terá  prazo de 90 dias prorrogável por igual período, contados a partir da data do Decreto, para a conclusão dos trabalhos.