Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Márcio Vieira

Para os amantes do entretenimento histórico-cultural, o Museu Histórico do Tocantins - o Palacinho, é uma boa opção de passeio em Palmas. Além de abrigar parte importante da história do Estado, o local reaberto há um mês oferece programação diversificada.

Conforme a diretora de Arte e Cultura da Secretaria de Estado da educação e Cultura (Seduc), Juliane Almeida, a cada semana é oferecida uma programação diferente, a fim de atrair a população para visitar as instalações da primeira sede do poder executivo do Estado. “Nossa intenção é atrair visitantes e proporcionar a atividades interessantes aos mesmos”, acrescenta Juliane.

Em excursão organizada pela escola, estudantes do Colégio Estadual José Frederico Pedreira visitaram o Palacinho nesta semana e participaram de palestra sobre capoeira. Eles ainda conferiram uma demonstração da luta brasileira que ajuda na difusão da cultura negra. O aluno do terceiro ano, Pedro Gaia, contou que apesar de já morar em Palmas há nove anos, ainda não conhecia o museu. Disse ter ficado impressionado com o local. “Aqui é uma opção diferente e legal para lazer. Achei melhor do que ir ao shopping, pois conheci um pouco sobre a história da nossa cidade”, afirmou.

Grupos, escolas e demais instituições interessadas em realizar visitas monitoradas podem realizar o agendamento pelo telefone 3218-3318. O Palacinho fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

Programação da semana

A assessora executiva de artes cênicas da Seduc, Doralice Mota, destaca que nesta sexta-feira, 21, às 16h, será realizada uma leitura dramática de um texto de Luis Fernando Veríssimo com o ator e diretor teatral Ronal do Araújo. “Em princípio receberemos estudantes, mas o evento é aberto ao público”, ressalta. Já para o próximo domingo, 23, será realizado o Lual Palacinho, a partir das 18h. A programação prevê palco aberto para artistas e participantes. “Decidimos fazer esse lual para celebrar também a super lua”, pontua Doralice. A previsão é que o vento siga até meia-noite.

Sobre o Palacinho

O prédio, que foi reestruturado com a intenção de propiciar fácil acesso a todos aqueles que buscam informações históricas e a apreciação dos objetos em exposição, teve sua arquitetura original respeitada.

No térreo, encontra-se a sala de exposições temporárias, que vem abrigando fotografias históricas do período da construção de Palmas, mini-auditório e sala com artefatos pré-históricos. No segundo pavimento, painéis revelam a trajetória da ocupação da região e personagens de destaque na luta pela emancipação. As salas temáticas revelam traços da cultura tocantinense, através de seu folclore, festas populares e povos indígenas. Já o Gabinete do Governador foi mantido em suas linhas originais e revelam o espaço onde foram tomadas importantes decisões para a consolidação da Capital e do Estado.

Centro de esportes, lazer, recreação e ciência

O Governo do Estado pretende transformar a área do Palacinho num centro de esportes, lazer, recreação e ciência em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT).  O projeto, ainda em fase de estudos, é do secretário de Estado dos Esportes e Lazer (SEL), deputado licenciado Eduardo Gomes, em parceria com a UFT.

De acordo com o reitor Márcio Silveira, uma das sugestões é realizar um concurso entre os alunos do curso de Arquitetura da UFT para escolher o melhor projeto de aproveitamento do espaço. Além de pista de Cooper, ciclismo, skate e área de recreação, o local poderá ter um museu de ciência e até um aquário. “As pessoas fazem as caminhadas e levam as crianças para ver os peixes, sem contar a utilidade para a rede de ensino, nas pesquisas e aprendizado dos jovens”, ressaltou.  (Com informações da Seduc)