Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcelo Gris

Cerca de 150 manifestantes, a maioria formada por jovens estudantes, realizou na tarde desta quinta-feira (20), em Guaraí, uma manifestação pacífica exigindo melhorias na saúde, educação, segurança, gestão de recursos públicos, além de mais ação por parte dos poderes executivo, legislativo e judiciário locais.

O grupo percorreu a Avenida Bernardo Sayão, no centro da cidade, por cerca de 2h e meia e não houve nenhum registro de conflito, discussão ou acidente; os participantes apenas entoavam palavras de ordem e cânticos alusivos ao fim da corrupção e da impunidade, além das bandeiras do movimento. As Polícias Militar e Rodoviária Federal deram total apoio para que o protesto ocorresse tranquilamente, além de uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, que acompanhou toda a movimentação.

Os organizadores do movimento realizaram o manifesto inspirados nos últimos atos que tomaram conta do país, que desde a última quinta-feira (13), motivados inicialmente pelo aumento nas tarifas de transporte coletivo nas principais capitais brasileiras, tomam as ruas das cidades brasileiras.

O grupo se organizou basicamente por redes sociais, onde cerca de 500 pessoas haviam confirmado presença no evento de hoje em uma página do Facebook, mas infelizmente o grupo não conseguiu trazer para a rua o mesmo número de pessoas. Apesar da participação pequena da comunidade local, o grupo representou muito bem Guaraí e não deixou a cidade “passar em branco” em relação ao restante do país.

Os principais momentos do protesto aconteceram em frente à Prefeitura de Guarai e na travessia da BR-153, onde os manifestantes chegaram a interromper o trafego de veículos por cerca de 20 minutos.

Conforme informado pelos organizadores da manifestação, o próximo manifesto já têm data marcada para acontecer, será no dia 27 de junho, quando provavelmente o governador Siqueira Campos deverá vir para Guaraí com o objetivo de participar de uma solenidade oficial.