Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Partido dos Trabalhadores no Tocantins já vive a expectativa para o Processo de Eleições Diretas este ano que vai eleger o novo diretório além do comando que vai suceder Donizeti Nogueira na direção da legenda.O prazo para inscrições de chapa é até o dia 10 de agosto.

Da Tendência Democracia Socialista, a professora de Guaraí, Kátia Cristina é a pré-candidata. Pela Articulação de Esquerda, Josafá Maciel que é Superintendente da Pesca no Estado. Ele também colocou o nome na eleição passada.

Pelas tendências Articulação Unidade na luta e Construindo um Novo Brasil o nome colocado é o do ex-prefeito de Couto Magalhães e professor, Julio Cesar Brasil que tem inclusive o apoio do atual presidente.

A outra chapa que está em fase de construção é a do grupo do ex-prefeito de Palmas, Raul Filho onde ele é cotado para ser o candidato. O grupo é da corrente interna do Movimento PT. Raul tem recebido líderes de vários municípios para unir forças.

O presidente do PT fará uma série de visitas a diretórios e filiados  da região Sul do Estado neste final de semana quando passará pelos municípios de Gurupi, Dueré, Peixe e outros.

A eleição

 A eleição será realizada em novembro. São 36 membros titulares no diretório. O regulamento do PED diz que as chapas e candidaturas presidenciais, em qualquer nível, terão o  cancelamento do registro se  arrecadarem recursos para financiar suas respectiv as campanhas de pessoas  jurídicas de qualquer espécie ou de não filiados (a s) ao PT, se transportarem ou financiarem o transporte de filiados (as), dentre outras ações.

Visando estimular a participação dos filiados no partido para participar do PED é preciso ter participado de no mínimo uma atividade política neste ano até o dia 10 de agosto. Segundo a legenda, a intenção é que os filiados conheçam mais sobre a ideologia e a forma de organização do partido, assim como, pode ser considerada também, uma forma de incentivar o diálogo interno e a participação dos militantes, sobretudo, em espaços de debate onde são tomadas as decisões sobre os posicionamentos do partido.