Estado

Foto: Divulgação Seguro DPVAT pode ser solicitado nas agências dos Correios Seguro DPVAT pode ser solicitado nas agências dos Correios

Desde a última sexta-feira, 21, as vítimas de acidentes de trânsito em todo o País podem solicitar, gratuitamente, o Seguro DPVAT, nas agências próprias dos Correios. Com a ampliação da parceria, são mais de 7,5 mil pontos de atendimento oficiais em todos os estados do território nacional - sendo mais de 6 mil agências da ECT. A expectativa é de que este aumento facilite o acesso dos beneficiários ao Seguro DPVAT.

O pedido do benefício deve ser feito gratuitamente e sem a necessidade de intermediários em uma Seguradora Consorciada ou, a partir de agora, nas agências próprias dos Correios. A parceria entre a ECT e a Seguradora Líder-DPVAT teve início em 2011 nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí e foi estendido em 2012 para outros nove estados. Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Sergipe, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal são beneficiados agora.

No Tocantins, 147 agências dos Correios, espalhadas em todo o Estado, estão habilitadas a receberem a solicitação do benefício.

Para o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, “a parceria consolida o objetivo dos Correios de oferecer acesso a diversos serviços aos cidadãos brasileiros”. De acordo com o Diretor-Presidente da Seguradora Líder‑DPVAT, Ricardo Xavier, “o recebimento do Seguro DPVAT pelas vítimas de trânsito é simples e dispensa o auxílio de terceiros. Por meio dessa parceria, as vítimas de acidente de trânsito terão mais um importante canal para buscar os benefícios do Seguro DPVAT”, afirma.

O projeto contou com o treinamento de aproximadamente 25 mil trabalhadores da ECT. Ao dar entrada no pedido do seguro nos Correios, as vítimas ou seus beneficiários recebem um comprovante da respectiva solicitação, enviada à Seguradora Líder DPVAT, para o devido acompanhamento.

A iniciativa favorece a população vítima de acidente de trânsito. A quantidade de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT de janeiro a março de 2013 aumentou em 28% em relação ao mesmo período em 2012. De acordo com a Seguradora Líder-DPVAT foram pagas 124.846 indenizações entre as três coberturas do Seguro DPVAT – morte, invalidez permanente e reembolso por despesas médico hospitalares. A indenização de invalidez permanente representou 68% deste total. Um dado preocupante é a quantidade de indenizações pagas por acidentes envolvendo motocicletas: 70% do total, quando, de acordo com o Denatran, esses veículos representam apenas 27% da frota nacional.

Os automóveis, que representam a maior parte da frota de veículos (60%), foram responsáveis por 24% das indenizações. O perfil das vítimas permanece constante: 77% dos benefícios foram pagos para vítimas do sexo masculino. A maior incidência de indenizações envolveu acidentados de 18 e 34 anos, representando 51%, parcela importante da população economicamente ativa.

Para dar entrada no pedido de indenização nos Correios é simples:

O DPVAT é um seguro de dano pessoal que pode ser solicitado por vítimas de acidentes de trânsito resultantes em invalidez permanente, morte e para reembolso de despesas médicas e hospitalares. Toda pessoa que sofrer um acidente no País, seja pedestre, motorista ou passageiro, tem direito ao seguro. Veja como solicitar:

- Informe-se sobre a documentação necessária pelo telefone 0800 022 12 04 ou pelo site www.dpvatsegurodotransito.com.br. Lembrando que o prazo para o pedido da indenização é de até 3 anos, a contar da data do acidente.

- Dirija-se a uma agência dos Correios informada no site www.dpvatsegurodotransito.com.br.

- Guarde o comprovante de envio fornecido pelos Correios.

- Até 30 dias da data da entrega da documentação solicitada, o pagamento das indenizações é feito por meio de crédito em conta corrente ou conta poupança da vítima ou de seus beneficiários. Os valores indenizados são de R.500,00 no caso de morte; até R.500,00 para invalidez permanente, variando conforme o grau de invalidez; e até R.700,00 para despesas médicas e hospitalares, dependendo dos gastos efetivamente realizados e comprovados.

SAC: 0800 022 12 04 ou site www.dpvatsegurodotransito.com.br