Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Acqualimp, companhia especializada em soluções para armazenamento e tratamento de água com qualidade, inaugura nesta próxima quinta-feira, dia 27 de junho, a sua unidade fabril em Palmas/TO. O evento de inauguração contará com a presença do governador do Estado, José Wilson Siqueira Campos.

A unidade fabril de cisternas de polietileno será responsável pela geração de mais de 70 postos de trabalho e produção de mais de 11 mil reservatórios que serão distribuídos no semiárido do Estado.

A nova fábrica – cujo investimento foi de R$ 2 milhões - será responsável por produzir, incialmente, apenas cisternas de polietileno, que são distribuídas pelo Governo Federal por meio do programa Água Para Todos aos sertanejos do semiárido do País. Os reservatórios que chegam ao Estado já foram entregues para milhares de famílias do Nordeste e norte de Minas. Eles são distribuídos para pessoas expostas a riscos hídricos (sem condições para beber e comer) e em situação de extrema pobreza, as quais antes não possuíam estrutura adequada para armazenar água no período de seca.

No Tocantins, o contrato da Acqualimp para fornecimento dos reservatórios é com a ATS – Agência Tocantinense de Saneamento e prevê entregar 11.350 cisternas em 27 cidades que estão alocadas em regiões de estiagem do Estado. “A abertura da fábrica da Acqualimp em Palmas representa uma grande conquista para o Tocantins, que vive uma fase de atração de novas indústrias e reforça o programa Tocantins Sem Sede, que tem um grande alcance social”, destaca o presidente da ATS, Edmundo Galdino, entusiasmado com a chegada da unidade fabril na região, que segundo ele comprova a importância do programa.

A chegada da nova fábrica contribuiu para a geração de mais de 70 empregos diretos e indiretos na região, além de especialização de mão de obra local para operação das máquinas de rotomoldagem. A ação faz parte do plano de expansão da companhia que já abriu mais sete unidades fabris nas regiões Nordeste do País e norte Minas Gerais, totalizando um investimento de R$ 75 milhões. No total, as oito novas unidades fabris são responsáveis pela geração de mais de 1.300 postos de trabalho diretos e indiretos e produzirão, neste primeiro momento, apenas cisternas de polietileno.

No último mês (maio) a Acqualimp completou 100 mil cisternas entregues ao Governo Federal. A expectativa é que até final de 2013 a marca chegue a 200 mil cisternas. Os equipamentos são distribuídos por diversos órgãos públicos e ministérios para todos os estados do Nordeste (AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE), além do norte de Minas Gerais e o sudeste do Tocantins com o objetivo de universalizar o acesso à água de qualidade no semiárido.

Cidades que receberão as cisternas no Tocantins: Palmeirópolis, Jaú do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Paranã, Arraias, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Aurora do Tocantins, Taguatinga, Conceição do Tocantins, Taipas do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Novo Jardim, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Almas, Rio da Conceição, Natividade, Chapada da Natividade, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins, Pindorama do Tocantins, Silvanópolis, Ipueiras, Brejinho de Nazaré e Monte do Carmo.

Sobre as cisternas de polietileno

A cisterna de polietileno é uma tecnologia consolidada internacionalmente, sendo utilizada há mais de 25 anos em países com temperaturas semelhantes ou até mais críticas que as encontradas no semiárido brasileiro como México, Austrália, Nova Zelândia e Indonésia. Este fato contribuiu para que o governo federal decidisse utilizá-la no Nordeste como mais uma alternativa confiável para dar agilidade ao Programa Água para Todos. Uma cisterna de polietileno é fabricada em 45 minutos e pode ser instalada em até três horas.

Os reservatórios são produzidos em escala industrial, permitindo o atendimento rápido de um grande número de famílias. Desta forma, representam uma solução eficiente para que o governo federal cumpra a meta de até 2014 universalizar o acesso à água de qualidade no semiárido.

A cisterna para a captação da água de chuva utilizada pelo Programa Água Para Todos (APT) permite o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem, fato rotineiro no semiárido nordestino.

A tecnologia do polietileno impede vazamentos de água, assim como a contaminação, garantindo mais benefícios para a saúde da população atendida. A matéria-prima utilizada - o polietileno -, é atualmente o material mais difundido na construção civil para o armazenamento de água. Hoje, 80% das caixas d’água do País são produzidas com esta resina e utilizadas em casas e edifícios.

Mercado Varejo

A unidade fabril da Acqualimp em Palmas, assim como as demais fábricas espalhadas pelo País, dispõe de uma planta multiproduto, ou seja, com pequena adaptação está apta a produzir uma variada gama de reservatórios como caixas d’água, biodigestores e fossas sépticas. Esta característica permite a companhia a concretizar o seu plano de expansão, já previsto anteriormente.

“Embora a nossa prioridade neste momento seja produzir cisternas para os programas sociais do governo a fim de atender a forte demanda, a companhia já previa em seu plano de expansão a entrada no varejo Norte e Nordeste do País. O que fizemos foi antecipar uma estratégia de mercado, que nos pareceu muito oportuna neste momento”, afirma Amauri Ramos, diretor da Acqualimp. “Nosso interesse no Norte e Nordeste surgiu a partir do vigoroso crescimento da construção civil e do poder de compra dos consumidores na região. Essa realidade despertou o interesse das grandes lojas de materiais de construção e das construtoras neste mercado, para quem, no médio prazo, queremos fornecer nossos produtos”, explica Amauri Ramos.

O plano de entrar posteriormente nos varejos do Norte e Nordeste é facilitado pelo modelo de negócios da Acqualimp. As unidades da empresa são instaladas em localidades próximas ao destino dos produtos de forma a garantir facilidades logísticas e agilidade de entrega. Nas regiões, as novas fábricas da Acqualimp estão equipadas com máquinas de rotomoldagem de alta versatilidade e produtivo.

Sobre a Acqualimp

A Acqualimp está no país desde 2001 e faz parte do Grupo Rotoplas, uma companhia especializada em soluções para mais e melhor água. A companhia desenolve produtos para armazenamento e tratamento de água, tais como caixas d’água, cisterna, biodigestores, fossas sépticas, e oferece uma diferenciada linha de reservatórios e equipamentos voltados para as mais diversas necessidades de varejo, construtoras e governos. A empresa, pioneira na fabricação de cisternas de polietileno no País, é também a maior produtora mundial deste equipamento, tendo já entregue mais de 1,8 milhão de unidades para países da América Latina por meio do Grupo Rotoplas, fundado no México e presente em 16 países da América Latina. A Acqualimpemprega 1500 funcionários diretos e indiretos e está presente nas cidades de Extrema (MG), Teresina (PI), Petrolina (PE), Penedo (AL), Montes Claros (MG), Maracanaú (CE), Simões Filho (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Palmas (TO).