Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os agricultores familiares dos municípios de São Valério e Santa Rosa, região Sudeste do Estado, contarão com incentivos para produção de biodiesel, por meio da soja. Serão instaladas nos municípios três unidades demonstrativas para pesquisa de oleaginosas. Técnicos da Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), saem a campo nesta quinta e sexta-feira, dias 27 e 28, para escolher os locais dos experimentos em três fazendas.

A implantação dos experimentos é resultado de um convênio no valor de R$ 200 mil repassados pelo MDA. A engenheira agrônoma da Seagro, Patríccia Ramos, disse que nestes dois dias as equipes estarão reunidas com os agricultores e prefeitos para definir os locais de implantação das unidades. “Após definidos os locais será realizado um diagnóstico das regiões para saber as aptidões (solo e clima) das propriedades”, enfatizou. 

Patríccia lembra que os incentivos aos agricultores destas regiões reforçam a vocação que elas possuem para a produção de biodiesel. “São regiões polos de produção e a nossa intenção é implantar estas unidades para expandir a produção e servir de modelo para outros agricultores familiares do Estado”, ressaltou.

MDA

O MDA, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), participa da gestão do Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel, estimulando a produção do novo combustível e apoiando a participação da agricultura familiar na sua cadeia de produção.  Instrumentos como o Selo Combustível Social, garantem a comercialização de toda a produção da agricultura familiar para grandes empresas.