Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A praça da Prefeitura de Sitio Novo do Tocantins ficou completamente colorida com a realização do XIII Arraiá do Nosso Sítio. A festa teve duração de três dias e segundo a policia militar cerca de 20 mil visitantes prestigiaram o evento, que foi considerado tranquilo. Nesses dias 28, 29 e 30, de junho a praça passou a ser chamada de quadrilhódromo, por receber diversos grupos de quadrilha, de escolas municipais e estaduais.  Por noite em média sete quadrilhas faziam suas apresentações, o visitante também pode se divertir nos shows com bandas de forró e axé, que animaram o publico. 

Em festa junina não pode faltar caldo, quentão, canjica e o milho, ou seja, as comidas que fazem parte da tradição da festança, não se esquecendo do artesanato de capim dourado. A artesã Maria Irismar da Silva participa do Arraiá desde sua primeira edição, ela conta que “a cada ano a festa tem melhorado, a cidade recebe pessoas de cidades vizinhas, movimenta o comércio, e nosso trabalho é valorizado, pois aqui, é o lugar onde podemos aumentar nossa renda, nos dias das festividades”.

O prefeito do município, Jair Farias, diz que a organização envolve muitas pessoas, devido a dificuldade financeira que os municípios estão enfrentando, contamos com parcerias de deputados, do governo do Estado através da fundação cultural , ministério do turismo, que são órgãos importantes para realizar essa grande festa. O prefeito sente feliz em entregar para população o maior arraiá da região do Bico do Papagaio, que já virou tradição.

A primeira dama de Sitio Novo, Tereza Dávila Farias, destaca que mesmo com os problemas enfrentados antes da festa, “ficamos feliz e realizados, por ver esse quadrilhãolotado, gerando emprego e renda para população, vamos trabalhar para melhorar todos os anos, tentar agradar a população, chamando mais atenção para realização de shows e apresentações”.

Presenças 

Além do povo de Sitio Novo, o arraiá foi prestigiado por visitantes vindos de Imperatriz (MA), São Miguel, Axixá, Itaguatins, Araguatins, parlamentares, deputados  estaduais Wanderlei Barbosa (PSB) e Junior Coimbra (PMDB), deputado federal César Halum (PSD), prefeito de Itaguatins Regis de Melo, prefeito de Axixá AuriWulange, autoridades políticas, dentre elas o prefeito de Almas e presidente da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, Leonardo Cintra, que prestigiou a festa. Leonardo concorda que é uma excelente iniciativa do prefeito Jair, em valorizar a cultura, promovendo o turismo e renda no município.