Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Os deputados estaduais aprovaram requerimento do deputado estadual Marcelo Lelis (PV) que pede a realização de uma audiência pública sobre o sistema de transporte coletivo em Palmas. O requerimento foi subscrito por vários parlamentares dentre eles Luana Ribeiro (PR), Carlão da Saneatins (PSDB) e Freire Junior (PSDB). O deputado pediu ao presidente da Casa de leis, Sandoval Cardoso que a audiência aconteça ainda esta semana antes do recesso parlamentar. Lideranças de movimento estudantil e representantes do poder municipal e estadual serão chamados.

A discussão contou com a opinião de vários parlamentares. Wanderlei Barbosa (PEN) sugeriu que não é justo se ater apenas a Palmas. “Não é justo que não façamos a defesa de outras cidades que tem sistema de transporte coletivo, a discussão precisa ser aberta para todos. Nós nunca discutimos sistema de transporte de outras cidades”, disse.

Barbosa saiu em defesa da atual gestão municipal e disse que o prefeito Carlos Amastha (PP) é favorável e está aberto para discutir uma possível redução da tarifa. “O prefeito não tem nenhuma amarração com essa empresa e isto já está mais do que claro”, reforçou Barbosa.

Sargento Aragão (PPS) ao comentar o assunto defendeu que a tarifa seja reduzida em Palmas. “Não podemos deixar de reduzir a tarifa. A prefeitura alugou um prédio de quem  tem 90% do sistema de transporte por R$ 80 mil, aí já da uma redução grande na passagem de coletivo”, alfinetou o deputado se referindo á locação da nova sede da prefeitura na Avenida JK que pertence ao presidente do Seturb e proprietário da Expresso Miracema, Toninho da Miracema.

Os deputados Eli Borges e Raimundo Palito reforçaram a necessidade de que os outros municípios que tem transporte coletivo também participem da discussão.