Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sandro Souza

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas) realizou durante a última semana, 24 a 28 de junho, visitas de monitoramento a três comunidades quilombolas, Baviera de Aragominas, Malhadinha de Brejinho de Nazaré e Mumbuca de Mateiros assistidas com o projeto de Segurança Alimentar para Povos e Comunidades Quilombolas do Governo do Estado.

O projeto iniciado em 2011 desenvolve atividades produtivas agroecológicas de mandioca, feijão, abóbora e hortaliças nas comunidades quilombolas do Tocantins, ao viabilizar a terra para o plantio, bem como o adubo e as mudas. Os resultados do projeto nas três comunidades visitadas envolveram 117 famílias promovendo benefícios para mais de 400 pessoas diretamente.

“Estamos satisfeitos com os resultados. As famílias contempladas já puderam realizar suas primeiras colheitas como o milho, abóbora, feijão e estão animadas para a colheita de mandioca que está prevista para o próximo semestre”, ressaltou o técnico em agropecuária da Setas, Milton Rocha.

Para a presidente da Associação de Mulheres Remanescentes Quilombolas da comunidade Baviera, Marcena dos Reis este foi o projeto mais eficaz realizado na comunidade. “O governo do Estado está de parabéns. Este foi o melhor projeto realizado aqui, porque nossa comunidade é muito necessitada e o projeto ajudou na complementação da alimentação. Além disso, cada pessoa que plantou viu o resultado imediato e teve seu ganho utilizando a terra para o sustento próprio”, comemorou Marcena acrescentando ainda que utilizou a terra adubada para o plantio de outras modalidades como frutas e hortaliças.

Em Mumbuca, a produtora e artesã Aldina Dias, também fala dos benefícios do projeto “Não tínhamos condições de realizar uma roça que envolvesse tantas famílias por nossa conta, a ajuda do governo do Estado neste projeto foi ótima porque deu ferramentas para trabalharmos, além de preparar a terra para plantar outros alimentos como a melancia, cana de açúcar, batata doce, banana e gergelim”, relata a produtora ressaltando que pretende construir uma oficina para a produção da farinha da mandioca que será colhida em setembro.

Projeto

Ao todo estão sendo atendidas oito comunidades, em sete municípios tocantinenses, com orientações de manejo em projetos de apicultura, policultura e hortas comunitárias. O projeto visa promover a segurança alimentar voltado à produção sustentável para autoconsumo e foi contemplado no convênio 188/2009 firmado com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal. (Ascom Setas)