Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), empossou na tarde desta segunda-feira (01/07) a advogada Dulce Maria Palma Furlan como presidente do Ipasgu -  Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gurupi. A solenidade de posse aconteceu no gabinete do prefeito e contou com a presença de vários secretários do município.

 Profissional com larga experiência na área administrativa, Dulce Furlan já exerceu vários cargos públicos, dentre os quais o de  diretora da então Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), entre os anos de 1998 a 2001. Foi subsecretária da Cidadania e Justiça e Superintendente de Políticas para as Mulheres, no Governo Marcelo Miranda. De fevereiro a dezembro de 2012, atuou como presidente da presidência da Fundação Unirg, época em que iniciou um processo de reestruturação da instituição.

Dulce Furlan terá a espinhosa missão de colocar em ordem as finanças do Instituto, principalmente, relacionadas com as dívidas a receber de órgãos da própria municipalidade que chegam a R$ 49 milhões. Aliado a esse problema,  o prefeito Laurez,  lembra  que sua administração teve que renegociar dívidas de gestões passadas junto ao Ministério da Previdência, para que o município não fosse  ainda mais penalizado na hora de celebrar convênios com o Governo Federal.

“Atualmente, estamos comprometendo todo  mês, cerca de 14% da arrecadação do município para pagar essas dívidas herdadas. Esses recursos poderiam  servir para investirmos em infraestrutura, saúde,  educação e outros benefícios para a nossa população, porém, devido a irresponsabilidade  dos outros, somos forçados a pagar a Previdência”, afirmou o prefeito.

Após ser empossada como presidente do Ipasgu, Dulce Furlan agradeceu ao prefeito Laurez Moreira pela confiança nela depositada e afirmou que essa é a mais difícil missão que já assumiu como gestora pública, porém, fez questão de enfatizar  que encara mais esse desafio com muita determinação. "Com presidente do Ipasgu pretendo dar  mais essa minha contribuição ao município de Gurupi, para que a gestão do prefeito Laurez Moreira seja coroada de pleno êxito, refletindo assim, em ganhos significativos para toda a sociedade gurupiense", finalizou.