Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciano Ribeiro Para o secretário Lúcio Mascarenhas, o encontro contribui para formação de estratégias para melhorar a administração pública no País Para o secretário Lúcio Mascarenhas, o encontro contribui para formação de estratégias para melhorar a administração pública no País

Secretários estaduais de administração de 20 Estados brasileiros, além de técnicos da aérea e outros especialistas, estão em Palmas participando do 90º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad). 

A abertura oficial do evento, nesta quinta-feira, 4, contou com a participação do governador Siqueira Campos. Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância de realização do fórum diante da situação sócio política atual que o País vive, permeada por diversas manifestações populares. “O Brasil precisa de um novo pacto federativo para permitir, dentre outras coisas, uma receita compartilhada. Os serviços públicos vão muito mal e isso está causando insatisfação na população. O País não se organiza. Gasta-se dinheiro à toa e isso é o que temos que cuidar”, defendeu. 

O presidente do Consad, secretário da Administração do Estado do Pará, Eduardo Diogo, reforçou o discurso de Siqueira Campos, ressaltando que um dos objetivos do fórum é provocar reflexões a cerca do que pode ser feito a partir das reivindicações populares. “Durante este evento vamos ter a oportunidade de receber a contribuição dos nossos colegas a fim de traçarmos estratégias de administração”, pontuou. 

Para o secretário de Estado da Administração do Tocantins, Lúcio Mascarenhas, o fórum vai ser fundamental para a definição de estratégias para melhoras ações na administração pública. “Já contamos com uma equipe bem formada, pronta para atender as demandas apresentadas pela população e pelo Governador, porém, acreditamos que sempre é possível melhorar nossos serviços”, acrescenta. 

Após a abertura oficial do encontro, os participantes assistiram à palestra com o tema “O TCU e o aperfeiçoamento da Administração Pública”, proferida por Maurício de Albuquerque Wanderley, Secretário-Geral de Controle Externo do Tribunal de Contas da União. A programação segue até esta sexta-feira, 5. 

Programação

No período da tarde o evento segue com palestras na casa de eventos Ahãdu, em Palmas. Entre os temas que serão discutidos durante a programação está o atual cenário da política brasileira, apresentado no encontro pela jornalista Cristiana Lobo. Com relação à discussão sobre o Programa Nacional de Banda Larga, o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, apresentará informações sobre as ações para ampliar o acesso à internet nos municípios. 

Consad

Promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) a reunião tem como objetivo principal discutir ações que promovem melhorias e inovação na gestão pública nacional, com propostas que buscam solucionar as demandas estaduais e o serviço prestado à população. (ATN)