Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O potencial hidroagrícola e os projetos em desenvolvimento no Tocantins foram apresentados aos empresários da Projetec Luiz Alberto Teixeira, e da Plena Consultoria e Projetos Elias Pires. Os investidores do ramo de consultoria visitam o Estado e foram recebidos pelo secretário executivo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, na manhã desta segunda-feira, dia 8.

Na ocasião, Ruiter apresentou a situação atual dos projetos de irrigação no Estado: Manuel Alves (em Dianópolis), São João (em Porto Nacional), Sampaio (na região do Bico do Papagaio), o Gurita (Itapiratins) e em especial o Prodoeste (na região Sudoeste).  “As parcerias estão abertas a participação e a recomendação do governador Siqueira Campos é que tudo seja feito dentro da legalidade”, frisou Padua.

O secretário executivo destacou que o Estado considera importante a diversificação de empresas na busca de projetos e recursos que visam viabilizar o desenvolvimento econômico e social. “As visitas são uma forma de estreitar as relações entre governo e empresas, e uma forma de diversificar as parcerias na execução das obras dos projetos”.

O empresário Luiz Alberto Teixeira ressaltou que o objetivo da visita é conhecer o potencial e apresentar a empresa para possíveis parcerias. “Temos interesse em participar de forma efetiva, contribuindo ainda na busca de recursos para os projetos, não só no Brasil, mas também no exterior”, completou.

O diretor de Irrigação e Drenagem da Seagro, Diego Cavalcante também participou do encontro.

Prodoeste

O Prodoeste é o maior projeto de irrigação, em área contínua do mundo. Irá beneficiar diretamente 14 municípios e está estruturado em três componentes: infraestrutura produtiva, promoção, apoio ao desenvolvimento regional, gestão ambiental e de recursos hídricos e ainda fortalecimento institucional. É um programa de melhoria de oferta hídrica voltado para potencializar o plantio de grãos e frutas na região das várzeas.

Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas as construções de barragens nos rios Pium e Riozinho, contemplando 27 mil hectares beneficiados com subirrigação, ampliando em duas vezes e meia a capacidade produtiva da região. Ao final de todas as etapas serão 300 mil hectares de áreas irrigadas.