Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Com objetivo de promover a qualificação de agentes dos sistemas prisional e socioeducativo do Estado sobre as temáticas  diversidade sexual, gênero e direitos humanos e visando sua aplicação no âmbito das instituições de privação de liberdade, a Secretaria de Defesa Social (Seds) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins realizam de 09 a 12 de julho, na UFT, o Curso de Formação "Políticas de Enfrentamento ao Sexismo e a Homofobia no Ambiente Prisional: diálogos necessários, enfrentamentos possíveis”. A abertura será às 8h.

Segundo a suplente da Seds na Comissão Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da População LGBT (Comissão LGBT/TO), Janaína Costa Rodrigues, o Curso trata-se de uma proposta de combate à homofobia institucional e é voltado para Agentes Prisionais e Socioeducativos, Profissionais da Segurança Pública, Policiais do estado do Tocantins e Ativistas de Direitos Humanos e LGBT, com carga horária de 40h e terá entre as palestrantes a Profª MsC Bruna Irineu.

O curso é fruto de parceria entre Seds, por meio da Diretoria de Etnias e Minorias do Departamento de Proteção dos Direitos Humanos e Sociais, e UFT, por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão – Sexualidade, Corporalidades e Direitos.

Na programação do Curso de Formação está o Seminário “Segurança Pública, Sistema Prisional e Diversidade Sexual” que integra o Projeto “Políticas de Enfrentamento ao Sexismo e a Homofobia no ambiente Prisional Tocantinense: diálogos necessários, enfrentamentos possíveis” coordenado pela Profª Bruna Irineu junto ao Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão - Sexualidade, Corporalidades e Direitos da UFT. Com financiamento do programa de Extensão Universitária – PROEXT do Ministério da Educação (MEC).

O Seminário é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mailnucleosexualidade.uft@gmail.com. Mais informações através do telefone (63) 3366-8644. (http://www.nucleosexualidadeuft.wordpress.com)

Programação do Curso de Formação

09/07                                                                      

8h às 12h/14h às 18h – Oficina: “Gênero e Sexualidade; situando saberes”

Auditório do Bloco III – UFT, Campus de Palmas

10/07 

8h às 12h/14h às 18h        Oficina: “Direitos Sexuais e Reprodutivos no contexto de um Estado Laico”

Auditório do Bloco III – UFT, Campus de Palmas

11/07 

8h às 12h/14h às 18h       Oficina: “Políticas Públicas e Movimentos LGBT: enfrentamento à homofobia e ao sexismo no âmbito do Sistema Prisional e da Segurança Pública”

Auditório do Bloco III – UFT, Campus de Palmas

18h às 22h               Seminário “Segurança Pública, Sistema Prisional e Diversidade Sexual”

Auditório do Cuica

Dia 12/07     

8h às 12h/14h às 18h        Seminário “Segurança Pública, Sistema Prisional e Diversidade Sexual

Auditório do Cuica

Programação do Seminário

11/07 (Quinta-feira)

17h30 –  Credenciamento

18h     –  Mesa Abertura

19h    –  Mesa Redonda: Diversidade Sexual e Políticas de Segurança Pública no Brasil

12h(sexta-feira)

8h às 12h – Mesa Redonda: Homofobia, Sexismo e Sistema Prisional: Cenários e Contextos;

14h às 18h  –   Homofobia e Sexismo na Tela;

18h – Encerramento 

Auditório do Cuica