Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

A Agência Municipal de Turismo (Agtur) divulgou o regulamento da sétima edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu no Diário Oficial do Município desta última quinta-feira, 11. Ao todo serão 60 pratos e os participantes poderão concorrer nas modalidades com uma receita doce ou salgada. O festival, que este ano contará com show da cantora Maria Gadú acontecerá na Praça Vereador Tarcisio Machado da Fonseca, em Taquaruçu, de 15 a 18 de agosto de 2013.

Segundo o regulamento, o Festival Gastronômico tem como tema principal a valorização dos ingredientes culinários regionais e a criatividade na elaboração dos pratos, os quais obrigatoriamente devem ser típicos da culinária tocantinense. O objetivo do festival é o fortalecimento da identidade gastronômica local e o turismo.

Poderão participar do festival, todos os estabelecimentos de Alimentos e Bebidas (A&B), chefes de cozinha e culinaristas do município. Serão distribuídas sessenta tendas através de sorteio, que será realizado dia 29 de julho, às 19h30, no Centro de Atendimento ao Turista - Catur de Taquaruçu. Todos os participantes deverão ter domicílio na cidade.

Avaliação dos pratos

O julgamento dos pratos será feito por um júri especializado composto por 24 pessoas. A distribuição e a avaliação dos pratos se dará por meio de sorteio entre os jurados, a serem realizados no primeiro e no segundo dia do evento com no mínimo uma hora de antecedência do início do julgamento dos pratos. Os jurados estarão devidamente identificados e avaliarão os pratos no próprio estande.

Inscrição

As pré-inscrições acontecem de 22 a 24 de julho das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas no Centro de Atendimento ao Turista de Taquaruçu (Catur), localizado na Praça Vereador Tarcisio Machado da Fonseca e no Catur Palmas, localizado na Quadra 103 Norte (NS-01 com a Av. JK), Centro.

Os participantes deverão entregar a ficha técnica do prato e a de inscrição, devidamente preenchidas e assinadas. Todos os participantes do evento deverão entregar ainda, no ato da efetivação da inscrição uma declaração de capacidade técnica e de produção dos pratos durante o período do festival.

Após seleção, será cobrado uma taxa dos inscritos no valor de R$ 100,00 e uma cesta básica que será entregue a famílias carentes do Distrito de Taquaruçu. Os valores arrecadados com as inscrições serão revertidos para as premiações dos vencedores. A título de inscrição para restaurantes de grande porte no Festival Gastronômico será cobrado uma taxa de R$ 1 mil.

Somente poderão participar do festival os inscritos que participarem do Curso gratuito de higiene pessoal e manipulação de alimentos, ministrado pelo Sesc – Mesa Brasil nos dias 01 e 02 de agosto.

Premiação

Os prêmios para os vencedores da competição serão os seguintes:

Prato Salgado

1º colocado Refrigerador/geladeira vertical com porta de vidro. 406 litros

2º colocado Televisor 42 polegadas

3º colocado Notebook

4° colocado Tablet

Prato Doce

1º colocado Refrigerador Biplex.

2º colocado Televisor 32 polegadas

3º colocado Tablet